Parlamento da Finlândia aprova entrada na Otan; Suécia assina carta de adesão à aliança

Crise com a Rússia – O Parlamento da Finlândia aprovou nesta terça-feira a petição do governo para que o país se candidate a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O pedido foi aprovado por maioria ampla, com 188 votos a favor e apenas 8 contra.

No mesmo dia, a ministra de Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, anunciou que assinou a carta oficial que o país entregará à Otan solicitando candidatura para entrar na aliança.

Tradicionalmente neutros, os países do norte europeu sinalizaram a intenção de integrar rapidamente a aliança militar do Ocidente após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Otan é uma alinça militar formada na Guerra Fria por países ocidentais em oposição ao bloco soviético, por isso não é vista com bons olhos por Moscou – mesmo após a queda do regime socialista.

Apesar de que países membros da Otan como Estados Unidos, Alemanha e França, já tenham declarado que vão fazer de tudo para apressar o processo de entrada dos dois países nórdicos, a Turquia, também integrante da aliança, pode atrasar esse caminho. Aliado estratégico da Rússia, o país disse que vai vetar o ingresso dos recém-chagados à organização.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: portalg1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *