No DF Bolsonaro chega a 39,1% e mantém vantagem sobre Lula, aponta pesquisa Metrópoles/Ideia

Jair #Bolsonaro (PL) permanece como o pré-candidato preferido dos eleitores do #DistritoFederal para as #eleições deste ano, segundo a #pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (23/6).

O levantamento aponta que 39,1% do eleitorado da capital da República disse que votaria em Bolsonaro para presidente se as eleições fossem hoje. Em segundo lugar no ranking, o ex-presidente #Lula (PT) tem 34% das intenções de voto.

Bolsonaro e Lula cresceram na pesquisa eleitoral, no período de um mês. No primeiro levantamento Metrópoles/Ideia, de 18 de maio de 2022, Bolsonaro foi indicado por 36% dos eleitores, enquanto Lula tinha a preferência de 29,2%.

#CiroGomes (PDT) aparece em terceiro lugar, apontado por 9,1% do eleitorado brasiliense. Simone #Tebet (MDB) tem 2% das intenções de voto e André #Janones (Avante), 1,1%.

Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil) pontuaram com menos de 1%.

Esse é o resultado da pesquisa estimulada – em que os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista contendo aqueles que já manifestaram interesse em disputar as eleições para a Presidência da República.

A nova pesquisa revela que a quantidade de eleitores do DF indecisos diminuiu. No primeiro levantamento, 12% responderam que não sabiam em quem votar para presidente da República se as eleições fossem hoje. Agora, o percentual caiu para 7,8%.

O número de pessoas que disseram que votariam em branco ou nulo também reduziu, de 5,0% a 4,8%.

A pesquisa Metrópoles/Ideia também aferiu o desempenho dos pré-candidatos quando os eleitores dizem em quem votariam para presidente, se as eleições fossem hoje, de forma espontânea. Ou seja, os entrevistados citam o nome sem que as opções sejam exibidas.

No caso do levantamento espontâneo, Bolsonaro também aparece à frente de Lula no DF.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: metropoles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *