Neste sábado, 09 de outubro, mastologistas de Fortaleza e Sobral realizam atendimento a mulheres na Policlínica de Sobral na Campanha Outubro Rosa

Médicos de Fortaleza e Sobral, associados à Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará (SBM-CE), se unem neste sábado, dia 09, para realizar consultas em mastologia na Policlínica Bernardo Félix da Silva, em Sobral.
O objetivo é dar resolutividade à fila de espera de pacientes do SUS por esse tipo de atendimento. As pacientes que serão atendidas foram reguladas a partir das unidades básicas de saúde dos 15 municípios que fazem parte do consórcio de Sobral. A iniciativa faz parte do calendário de ações planejadas pela SBM-CE para a campanha do Outubro Rosa.
Anualmente, a Sociedade Brasileira de Mastologia lança uma campanha para ser trabalhada em nível nacional. Com o tema Quanto Antes Melhor, a campanha alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico para que, quando preciso, o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico, aumentando a sobrevida e chances de cura da paciente.

O movimento chama a atenção ainda para a necessidade da adoção de um estilo de vida que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação saudável, minimizando riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o de maior letalidade.

Apesar dos dados alarmantes, sua ocorrência é relativamente rara antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno. Além disso, quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura chegam a 95%. Por isso, campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção são tão importantes. Para Dra. Aline Carvalho, Presidente da SBM-CE, as mulheres precisam retomar seus exames, sempre seguindo as medidas de segurança, principalmente no caso de notar um nódulo palpável. “O câncer não espera!

Não dá pra esperar”, alerta a especialista. Serviço – Consultas gratuitas com mastologistas Policlínica Bernardo Félix da Silva – Av. Monsenhor Aloísio Pinto, 481 – Dom Expedito, Sobral – CE

Por Redação do Sobral Pop News com J Oliveira/ fonte: Karla Alcoforado assessora de comunicação da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *