Narrativa do mito de Narciso, “O narcisismo”

Segundo a mitologia grega, Narciso era filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. Ele nasceu numa região da Grécia Antiga, conhecida como Beócia. Ao nascer, sua mãe perguntou para um adivinho se Narciso viveria durante muito tempo, já que sua beleza era estonteante.

O adivinho disse que ele viveria sim, desde que ele nunca conhecesse a si próprio, pois se isso acontecesse uma maldição seria lançada sobre ele e lhe causaria a morte. Quando ficou adulto, Narciso virou caçador e passou a atrair os olhares de todas as ninfas e donzelas daquela região.

Mas, o mito de Narciso explica que, embora ele tivesse toda essa bajulação, ele preferia viver só. Afinal, ainda não tinha encontrado um moça que julgasse merecer o seu amor.

Uma das ninfas, chamada Eco, apaixonou-se loucamente por Narciso, mas como teve o seu amor negado por ele, resolveu pedir a Nêmesis, deusa da vingança.

A ninfa Eco pediu que Nêmesis que lançasse sobre Narciso a seguinte maldição: “Que Narciso se apaixone com muita intensidade, mas não consiga possuir a sua amada”. A maldição foi lançada e Narciso se apaixonou de forma intensa, só que pela sua própria imagem.

O mito de Narciso conta que Eco era um Ninfa falante e vivia seguindo o caçador. Em uma dessas conversas, ela o atraiu para um fonte e quando Narciso se abaixou para beber água, ele avistou a sua imagem refletida nas águas.

Nesse momento Narciso ficou encantado com o que viu. Observou os cabelos, os olhos, os lábios e não conseguia parar de olhar. Observou tanto que desejou possuir aquela imagem, não sabendo que se tratava dele mesmo. Mas, como não conseguiu ele acabou morrendo.

Contudo, há dois desfechos para a história de Narciso. Um relata que ele morreu de desgosto por admirar tanto a imagem e não conseguir possuí-la, como previsto na maldição. Já outras histórias dizem que ele morreu afogado ao tentar tocar na imagem que via refletida

Por Redação do Sobral Pop News/ Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/o-mito-de-narciso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *