Mortes por Covid aumentam e Ceará registra em janeiro maior número de óbitos desde agosto

Mortes por Covid aumentam e Ceará registra em janeiro maior número de óbitos desde agostoDados acendem alerta sobre a contaminação, mas são 60% menores do que em igual período de 2021, quando ainda não havia vacina disponível.As epidemias cruzadas de Covid-19 e influenza aumentaram expressivamente os casos das doenças desde dezembro, no Ceará. Porém, nesse período, as mortes por Covid também voltaram a aumentar: o mês de janeiro já registra o maior número de óbitos pela enfermidade desde agosto de 2021.

De acordo com a plataforma Integra SUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), este mês acumula 114 mortes por Covid nos primeiros 18 dias. Agosto do ano passado, com 162, foi o último mês em que os registros passaram de uma centena.

Os dados atuais também representam 87% dos 130 óbitos motivados pela doença na soma de novembro e dezembro.Porém, o indicador é 60% menor que nos primeiros 18 dias de janeiro de 2021, quando houve 292 mortes no Estado. Naquele período, o Ceará ainda estava iniciando a vacinação. Um ano depois, mais de 80% da população está imunizada com duas doses.Mas mesmo que os cearenses estejam se vacinando, por que as mortes continuam ocorrendo?Especialistas explicam desde o início da campanha que o risco de óbito pela doença continua existindo mesmo após a imunização, independentemente de qual vacina tenha sido aplicada, porque, embora sirvam como proteção, nenhuma delas é 100% eficaz. Imunização Entenda a eficácia das vacinas aplicadas no Ceará e por que mesmo imunizado é possível pegar Covid Além disso, em um cenário de grande flexibilização de atividades comerciais e comportamentais e em que há pouca adesão ao distanciamento social, frisam, mais infecções podem ocorrer mesmo entre vacinados por causa da intensa circulação do vírus. Some-se a isso a introdução da variante Ômicron, cuja transmissão é extremamente elevada.13 mortes em um dia foram registradas no dia 10 de janeiro. A última vez em que esse número havia sido atingido foi em 5 de agosto de 2021.Em Fortaleza, que concentra 45% das mortes de janeiro (52 das 114), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) diz em seu último boletim epidemiológico que o cenário de estabilidade de óbitos vivenciado nos últimos meses “pode ser alterado pela dominância da nova variante Ômicron, que tem relevante escape vacinal, embora pareça ser menos ‘agressiva’, do ponto de vista do curso clínico”.

MUNDO

Ômicron deixa hospitais da Europa sobrecarregadosCantora Tcheca antivacina morre após se contaminar de propósito com a Covid-19Grupos vulneráveis em riscoRichristi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, acrescenta que a Ômicron tem alta taxa de ataque e, por essa transmissibilidade, 94% dos testes feitos no Estado são sugestivos para essa variante.Essa é nossa preocupação: termos um grande número de pessoas doentes, expostas ao vírus. Quando você produz muitos casos, tem mais chances desse vírus encontrar pessoas mais vulneráveis, mais comprometidas e fragilizadas.

RICHRISTI GONÇALVESS

ecretária executiva da SesaOs grupos de maior atenção são os mesmos do início da pandemia: idosos, crianças e pessoas com comorbidades.Dos 114 mortos em janeiro, 81 (70%) eram idosos com mais de 60 anos. A faixa etária com mais vítimas foi a mais velha, com mais de 80 anos, com 40 óbitos. Também ocorreram três mortes de crianças de até 9 anos.Diante do aumento de casos e óbitos, Richristi reforça a necessidade do uso de máscaras mais potentes contra a Ômicron, como N95 e PFF2, para minimizar os riscos de infecção, bem como a procura pela vacina.

Imagem de coronavírus infectando célula vista por microscópios

PAÍS

Brasil registra 1ª morte por Covid-19 pela variante Ômicron do coronavírus Cidades com mais registros Até o último dia 18 de janeiro, 38 das 184 cidades cearenses já registraram mortes por Covid, de acordo com o IntegraSUS.

Veja a lista:Fortaleza – 52Paracuru – 6Caucaia – 5Sobral – 4Cascavel – 3São Gonçalo do Amarante – 3Aracati – 2Barbalha – 2Catarina – 2Horizonte – 2Jaguaribe – 2Jaguaruana – 2Maranguape – 2Russas – 2Santana do Acaraú – 2Acopiara – 1Alto Santo – 1Aquiraz – 1Aurora – 1Baixio – 1Campos Sales – 1Canindé – 1Caridade – 1Cariús – 1Crato – 1Fortim – 1General Sampaio – 1Guaiúba – 1Iguatu – 1Juazeiro Do Norte – 1Maracanaú – 1Mombaça – 1Nova Olinda – 1Pacatuba – 1Pedra Branca – 1Pereiro – 1Salitre – 1Umari – 1

Por Redação do Sobral com Bruna Taylor Japa da Notícia/ Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *