Fortaleza faz ‘Dia D’ de vacinação com a aplicação de 17 imunizantes neste sábado

A imunização contra a gripe, Hepatite B, Difteria, Tétano, Influenza entre outros acontece em 112 postos de saúde da capital cearense de 8h às 16h30.

Fortaleza realiza neste sábado (24) o “Dia D” de multivacinação em 112 postos de saúde com a aplicação de 17 imunizantes, incluindo a vacina da gripe. A campanha vai das 8h às 16h30. Para ter direito às vacinas, é necessário comparecer aos postos com documento de identidade oficial com foto, cartão de vacinação e o cartão do SUS.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa tem por objetivo convocar a população para manter o calendário vacinal atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.

“Altas coberturas vacinais diminuem as chances de propagação de vírus e bactérias, beneficiando os indivíduos e todos com quem tiverem contato”, afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da Secretaria.

Vacinas e grupos

Na rede municipal, são ofertadas 14 vacinas para as crianças: BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e, também, HPV, ofertada para meninas entre nove e 14 anos.

Já para os adolescentes, são ofertadas cinco vacinas: ACWY, Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Bacteriana – Difteria e Tétano e, também, HPV (para meninos de 11 a 14 anos).

O calendário nacional de vacinação abrange não só as crianças e os adolescentes, mas, também, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

Influenza

A prefeitura segue com a campanha de vacinação contra a influenza em toda a população a partir de seis meses de vida. A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B.

A gripe H1N1 foi declarada como pandemia em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e infectou mais de 70 países. Em 2010, a vacina contra o vírus foi incorporada à vacinação contra as outras influenzas, e o H1N1 circula hoje como uma influenza sazonal, que se manifesta em determinadas épocas do ano.

Cartão de vacinação

O cartão de vacinação pode ser acessado, também, através do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para download em dispositivos iOS e Android. Na aba “Vacinação”, é possível acessar quais as últimas vacinas aplicadas e quais estão pendentes.

Por Redação do Sobral Pop News com  Emily Aragão / Fonte G1 -CE

criar um blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *