Engenheiro com paralisia cerebral cria aparelhos para pessoas com deficiência usarem computadores

Engenheiro cria mouse adaptado para pessoas com mobilidade reduzida no Ceará

Engenheiro cria mouse adaptado para pessoas com mobilidade reduzida no Ceará

O engenheiro Júnior Prado, de 31 anos, parou para pensar nas próprias dificuldades quando criança e decidiu desenvolver soluções. Desde a graduação, quando ingressou no curso de engenharia de computação, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, ele vem desenvolvendo — e avançando — na produção de aparelhos que auxiliam pessoas com deficiência na utilização de computadores.

Da necessidade particular pela paralisia cerebral, foram produzidos três inventos que atuam de forma complementar: um mouse criado a partir de uma impressora 3D (o “mouse adapt”), um editor de textos e um teclado adaptado, que funciona com sinais eletromiográficos, emitidos pelos movimentos intencionais de escrita da mão.

Atualmente, fora da universidade após concluir o mestrado, Júnior desenvolve a quarta versão do “mouse adapt”. Embora o instrumento ainda esteja em fase de teste, o objetivo é que um usuário possa utilizar o computador ao contrair um músculo do antebraço ou da parte superior do braço.

“Assim que a gente completar essa última versão – é como se ele já estivesse em um estágio bem mais avançado do que esse sistema eletromiográfico – estamos fazendo de tudo para que ele deixe de ser um projeto e passe a ser um produto. Que ele tenha custo menor e possa oferecer a pessoas com deficiência uma nova forma de acesso ao computador”, ressalta Júnior.

Doze vezes mais barato

Júnior Prado nasceu com paralisia cerebral e resolveu, como voluntário na Apae, inventar dispositivos para ajudar pessoas com deficiência. — Foto: Arquivo pessoal

O engenheiro conta que um mouse com funcionalidades menos desenvolvidas que a versão produzida no Ceará custa, atualmente, cerca de R$ 2.100 (produto do mercado internacional). Pelas suas contas, as despesas do dispositivo criado em Sobral, considerando impressão e componentes de formação, custa por volta de R$ 180. Ou seja, um valor 12 vezes menor do que o praticado no mercado.

O protótipo já testado e utilizado como invento pelo Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE) da UFC faz com que o computador reconheça quatro movimentos na mão. Esses sinais são emitidos e permitem ao usuário selecionar um caractere, escrever, apagar e mudar o caractere (letra, número ou pontuação). O editor de texto, conforme Júnior Prado, funciona como uma espécie de roleta. (Assista no vídeo abaixo.)

Engenheiro mostra como funciona editor de texto por meio de sinais da mão

Os materiais, porém, até o momento, não foram patenteados por falta de apoio financeiro, mas continua sendo estudado por outros estudantes do mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação da UFC.

“Ainda falta esse pequeno passo para transformar esse projeto em um produto comercializável, falta o apoio de uma empresa que se interesse pelo produto, mas estamos na luta”, afirma o engenheiro, que viu tudo surgir a partir dos trabalhos desenvolvidos em uma organização social.

Por Redação do Sobral Pop News com J Oliveira/ Fonte: G1 / CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *