Enem 2021: Professora da rede pública estadual da cidade de Santana do Acaraú acerta tema da redação em exercício com alunos

Uma professora cearense acertou o tema cobrado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizado neste domingo (21). Núbia Rocha, professora da Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severiano, em Santana do Acaraú, no interior do estado, trabalhou em sala de aula assunto da invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais com alunos da 3ª série do ensino médio, duas semanas antes da aplicação da prova.

O tema da redação este ano foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“. Após a conclusão da prova, segundo a professora, seus alunos lembraram de agradecê-la. “Não só acertei, como avisei aos alunos que a minha intuição me dizia que esse seria o tema. Minha reação foi um misto de riso e choro. [Os alunos] me falaram que a redação foi a prova mais fácil”, disse Núbia.

Estudante fez exercício em sala de aula com assunto da redação do Enem 2021 proposta por professora antes da prova — Foto: Seduc/Divulgação
Anotações da professora Núbia propondo o tema da invisibilidade das pessoas sem registro — Foto: Seduc/Divulgação

A professora procura estimular o hábito de ler e de escrever entre os alunos tanto pela busca por um bom desempenho em provas como pela construção de um pensamento crítico e cidadão.

“Somos seres de comunicação. A leitura e a escrita são atividades básicas de todo o processo de ensino e aprendizagem”, diz a professora.

Por Redação do Sobral Pop News com J Oliveira / Fonte: J Oliveira/ Fonte: G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *