Dirigente do Ceará afirma que “não tem sentido” punição em caso Ernandes e não teme futuro

Lateral Ernandes teria disputado 31 rodadas da Série B com documentação irregular; ele também jogou a Série A deste ano: fez uma partida pelo Ceará, na primeira rodada

O gerente de futebol do Ceará, Marcelo Segurado, afirmou ao GloboEsporte.com/ce na tarde desta segunda-feira (3) que não faz sentido punição aos clubes, Vovô e Goiás, após suposta irregularidade de Hernandes, jogador do Goiás, que pode mudaria acesso e rebaixamento do Brasileirão.

– Não tem sentido, caso haja irregularidade nos documentos, os clubes serem punidos – afirma Marcelo Segurado, gerente de futebol do Ceará.

Uma suposta irregularidade no registro do lateral-direito Ernandes pode mudar o rebaixamento de um dos times da Série A e o acesso de outro da Série B. Ernandes fez um jogo pelo Ceará na Série A (derrota para o Santos, na primeira rodada) e 31 jogos pelo Goiás na Série B. Se o STJD entender que esses clubes devem ser punidos por uma suposta escalação irregular de Ernandes, o Ceará seria rebaixado no lugar do Sport, e a Ponte Preta subiria na vaga do Goiás.

A informação sobre a suposta irregularidade na escalação de Ernandes foi divulgada pelo repórter Pedro Orioli, da Rádio Central de Campinas. A Ponte Preta confirmou ao GloboEsporte.com que estuda a melhor forma de usar essas informações. Procurada, a CBF ainda não se manifestou.

– Não há necessidade de estudar isso juridicamente – declarou Segurado.

Segundo o diretor de assuntos jurídicos do clube, Jamilson Veras, ainda que o jogador tenha de fato atuado durante todo o ano com um documento falso, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê, no artigo 234, punição ao atleta, não ao clube. O artigo mencionado seria que pune com 189 a 720 dias quem “falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, omitir declaração que nele deveria constar, inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, para o fim de usá-lo perante a Justiça Desportiva ou entidade desportiva”. Além disse, uma multa entre R$ 100 e R$ 100 mil pode ser aplicada.

– O Ceará está muito tranquilo com a situação, até, se você puxar o CBJD tem um artigo próprio, o artigo 234, a punição é só sobre o agente que fez o uso do documento. Temos o caso do Guarany de Sobral, em que foram punidos os dirigentes, e não o clube. Estamos muito tranquilo. Vamos focar no planejamento de 2019 para que a gente não passe o sufoco que passamos em 2018.

Fonte: Thaís Jorge — Fortaleza, CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *