Com 82 mortes em janeiro, óbitos por Covid voltam a ser ‘frequentes’ em Fortaleza, diz prefeitura

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza informou que foram registrados, só nos 20 primeiros dias deste mês de janeiro, 82 óbitos por Covid-19. Os números são os mais altos desde julho de 2021, por isto, as mortes pelo coronavírus voltaram a ser consideradas como “eventos frequentes”. A prefeitura também ressaltou que o aumento de casos confirmados da doença neste mês foi “explosivo”.

Os dados constam em boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (21) pelo município. O último boletim antes desse foi divulgado em 7 de janeiro. Ele já trazia a informação que Fortaleza registrava um aumento acelerado de casos de Covid-19. Na ocasião, entretanto, a ocorrência de mortes ainda era classificada como “relativamente rara”.

Segundo a pasta, as mortes diárias decorrem da terceira onda da pandemia em Fortaleza, que é provocada, em suma, pela variante ômicron.

Entre os dias 14 e 20 de janeiro, foram registrados 36 óbitos, os outros 46 ocorreram entre o dia 1º e o dia 13 de janeiro.

“A diminuição das fatalidades vinha sendo sustentável, potencializada pela vacinação de um grande contingente populacional. No entanto, a introdução de uma nova variante altamente transmissível e que, mesmo menos agressiva, tem potencial de causar casos graves, sobretudo em pacientes não vacinados ou com imunização incompleta, provocou novo aumento das mortes diárias”, diz o boletim.

Além disso, os casos confirmados pela doença, diferentemente das ondas anteriores, conforme a prefeitura, foi considerado “explosivo”. “Em meados de dezembro de 2021, com a introdução da nova variante ômicron, tem início a terceira onda epidêmica em Fortaleza. Sobretudo nas duas primeiras semanas de 2022, há incremento substancial de casos novos diários que não foi gradual”, afirma.

O número de casos, inclusive, são os maiores, desde maio de 2021, embora o mês ainda não tenha sido finalizado. Segundo a prefeitura, os índices de contaminações, agora, apresentam “inclinação ascendente”, a qual deve ser monitorada pelas autoridades sanitárias.

Além disso, a prefeitura também afirmou que a taxa de positividade atual para os exames feitos em Fortaleza na rede pública está em 56%. Ou seja, a cada 100 testes para detecção do coronavírus, mais da metade dão positivo.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Este dado, inclusive, faz a própria secretaria da Saúde questionar o número de casos, sugerindo a existência de subnotificação. “É possível que os dados estejam muito subestimados, dada a proporção da positividade de quase 60% nos laboratórios de referência”, considera o boletim.

Por Redação do Sobral Pop News com J Oliveira/ Fonte: G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *