Brasil tem aumento do impacto de eventos climáticos extremos

De acordo com o Índice Global de Riscos Climáticos, divulgado nesta terça-feira, 4, pela Germanwatch na cúpula do Clima em Katowice, o Brasil subiu 10 posições no ranking dos países mais impactados por eventos climáticos extremos. Ocupa agora a 79º posição.
O mesmo aconteceu com Portugal, que passou da 21ª posição, no relatório do ano passado, para a 11ª na edição deste ano. No caso dos Estados Unidos, a mudança foi ainda maior: saltaram da 28ª posição para a 12ª.
O relatório, de autoria da organização ambiental e de desenvolvimento independente Germanwatch, aponta que os ciclones tropicais têm forte impacto em um número de países cada vez maior. Em 2017, a temporada de furacões no Mar do Caribe foi particularmente forte e deixou várias ilhas devastadas.
Além disso, há alguns países em desenvolvimento que têm dificuldades para se recuperar, pois são atingidos por catástrofes climáticas com regularidade. Especialmente países mais pobres, como o Sri Lanka, o Nepal ou o Vietnã estão enfrentando grandes desafios. Em 2017, 11,5 mil pessoas morreram por causa de eventos climáticos extremos. Os prejuízos econômicos totalizaram aproximadamente US $ 375 bilhões (calculado em paridade de poder de compra, PPP). Por isso, 2017 foi o ano com as maiores perdas relacionadas ao clima já registradas.
“Tempestades recentes com níveis de intensidade nunca antes vistos tiveram impactos desastrosos”, explica David Eckstein, da Germanwatch, principal autor do índice. “Em 2017, Porto Rico e Dominica foram atingidos por Maria, um dos furacões que mais causou mortes e prejuízos já registrados. Porto Rico ocupa o primeiro do ranking dos países mais afetados por eventos climáticos em 2017, com a Dominica em terceiro lugar”, destaca.
Em muitos dos países mais afetados por desastres naturais no ano passado, precipitações extraordinariamente extremas foram seguidas por severas inundações e deslizamentos de terra. É o caso de Sri Lanka (classificado em segundo lugar em 2017): chuvas excepcionalmente fortes causaram inundações dramáticas que mataram 200 pessoas e deixaram centenas de milhares de pessoas desabrigadas. “Os países pobres são os mais atingidos. Mas os eventos climáticos extremos também ameaçam o desenvolvimento de países de renda média e alta e podem até sobrecarregar países de alta renda”, acrescenta Eckstein.
Nos últimos vinte anos, de 1998 a 2017, Porto Rico, Honduras e Mianmar foram as nações mais afetadas, segundo o índice de longo prazo. Neste período, globalmente mais de 526.000 mortes foram diretamente ligadas a mais de 11.500 eventos climáticos extremos. Os danos econômicos foram de aproximadamente US $ 3,47 trilhões (calculados em PPP).
Países mais pobres
A vulnerabilidade dos países mais pobres torna-se visível no índice de longo prazo: oito dos dez países mais afetados entre 1998 e 2017 são países em desenvolvimento com renda per capita baixa ou média para baixa. Mas as economias industrializadas e emergentes também precisam fazer mais para enfrentar os impactos climáticos que eles mesmos sentem mais claramente do que nunca. “A proteção climática efetiva, assim como o aumento da resiliência, também é do interesse desses países “, enfatiza Eckstein.” Por exemplo, os Estados Unidos ocupam o décimo segundo lugar no índice de 2017, com 389 fatalidades e US $ 173,8 bilhões em perdas causada por condições meteorológicas extremas em 2017. ”
“A COP24 tem que aumentar os esforços para tratar adequadamente as perdas e danos”, diz Eckstein. “Atualmente, trata-se de uma questão transversal, referenciada em vários fluxos de negociação, com risco significativo de ser omitida do texto final da negociação. Países como Haiti, Filipinas, Sri Lanka e Paquistão são repetidamente atingidos por eventos climáticos extremos e não têm tempo para se recuperar completamente. É importante apoiar esses países na adaptação às mudanças climáticas – mas isso não é suficiente. Eles precisam de apoio financeiro previsível e confiável para lidar com perdas e danos induzidos pelo clima ”.
Para elaborar o Índice, a Germanwatch recebe informações  do banco de dados NatCatSERVICE da empresa de resseguros Munich Re, bem como os dados socioeconômicos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Mesmo que a avaliação dos danos e fatalidades crescentes não permita conclusões simples sobre a influência da mudança climática nesses eventos, ela mostra o aumento de desastres pesados e dá uma boa noção da vulnerabilidade das nações.
Com informações O POVO Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *