A secretária de Turismo e Cultura do Município de Uruburetama, Fernanda Carneiro, interrompeu a apresentação da quadrilha alegando se tratar de “macumba”

A secretária de Turismo e Cultura do Município de Uruburetama, Fernanda Carneiro, interrompeu a apresentação da quadrilha “Trem Maluco”, no último domingo, 19, alegando se tratar de “macumba”

O tema da quadrilha era sobre a história de vida de santa Dulce dos Pobres, também conhecida como Irmã Dulce, da Bahia.

Ao observar que havia uma ala de baianas, a gestora, segundo um dos organizadores do evento, mandou parar a apresentação. “Dizendo que era uma falta de respeito trazer macumba para dentro de uma festa religiosa”. Segundo o organizador, que preferiu não se identificar, um dos integrantes da quadrilha tentou acalmá-la, mas sem sucesso. “Ela ficou dizendo que queria que parasse, pois quem mandava ali era ela”, disse.

“Um grupo de praticantes de religiões afro-brasileiras lá de Uruburetama nos contatou e disse que já tinha sido vítima de preconceitos como esse outras vezes. Foi uma situação muito grave e que deixou, sim, marcas muito negativas”, relatou o membro da quadrilha.

Mesmo com a interrupção, o evento não parou. Ao final da apresentação, os donos da quadrilha tentaram explicar o tema da dança ao público, mas foram novamente restringidos. Segundo o organizador, não existem registros audiovisuais do momento, pois a própria secretária teria pedido para apagar.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: dditapajé/opovo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *