Historiador de Tianguá terá trabalho levado ao processo que trata do litígio entre Ceará e Piauí

A Governadora Izola Cela (PDT) tem reiterado a fala em defesa da manutenção da Ibiapaba no território cearense no litígio com o Piauí.

Na última terça-feira (10/05) ela esteve com a Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde tramita o processo, e tratou do assunto.

Hoje (13/05) ela esteve em Tianguá para inaugurar obras e assinar ordens de serviços. Em seu discurso, voltou a falar do litígio. Ela visitou o Distrito de Pindoguaba, em Tianguá-CE, zona de litígio.

Em Brasília, a Governadora entregou à Ministra o trabalho produzido pelo historiador de Tianguá-CE, professor João Bosco Gaspar, intitulado “O Ceará e as suas fronteiras”, além de uma nota técnica do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A Procuradoria Geral do Estado do Ceará nomeou João Bosco Gaspar como perito historiador para ajudar no processo. E vai protocolizar sua pesquisa nos autos.

Agora o Estado tem como peritos: 02 engenheiros, 02 geógrafos, 01 historiador (João Bosco Gaspar), 01 engenheiro cartógrafo e 01 sociólogo.

“Gratidão em poder servir a minha terra.” – publicou o historiador no Facebook, onde reúne importante acervo histórico.

João Bosco Gaspar é poeta, pesquisador, historiador e autor de livros que tratam da história de Tianguá e da Ibiapaba. Ele defende a manuntenção do território da Ibiapaba no Ceará. Segundo ele, o Ceará não pode ceder sequer um centímetro de terra ao Piauí.

Por Redação do Sobral Pop News, com Jessé Júnior. Fonte: ibiapaba24horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *