Voluntários retiram uma tonelada de óleo das praias de Icapuí

Os grupos de voluntários que atuaram na retirada de óleo de três praias de Icapuí admitiram que, de segunda-feira até esta quarta-feira (23), uma tonelada de petróleo cru foi colhida no local. Na segunda-feira, 21, o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla) confirmou a presença da mancha de petróleo cru em Redonda, Ponta Grossa e Barreiras. A substância atinge o litoral cearense há mais de 50 dias.

O alerta agora no local envolve o capim-agulha, nas praias de Redonda e Ponta Grossa. Nas duas localidades, as manchas estão menores, mas ainda envoltas ao “capim-agulha”, que serve de alimento para animais marinhos. Com a ingestão do capim misturado ao óleo, os peixes e tartarugas acabam morrendo. 

petróleopetróleo
Voluntários retiram petróleo em IcapuíHelene Santos

O pescador Francisco Edgar Junior, que mora a cerca de 30 metros da Praia de Barreiras, conta que no início da manhã não foram observadas muitas manchas de óleo próximas a sua casa. Ele foi um dos voluntários que se juntou à corrente solidária formada no litoral de Icapuí nesta terça-feira, 22.

Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) informou que foi realizada uma eunião emergencial entre Marinha, Ibama, Sema e Semace na tarde de terça-feira (22/10), na Capitania dos Portos. “A reunião do Grupo de Trabalho de combate à mancha de óleo no litoral cearense prevista para esta terça-feira (22/10), às 14h, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), foi cancelada. Houve suspeita de uma mancha de maiores proporções detectada no sobrevoo que ocorreu hoje pela manhã, o que não se confirmou. No monitoramento terrestre feito pela SEMA nas unidades de conservação estaduais, também não houve registros”, diz a nota.

A nota diz ainda que uma “nova ocorrência foi revistada na praia de Barreiras e que foram recolhidos 800kg de óleo e areia e que a limpeza foi realizada por 60 militares da Marinha com o apoio de voluntários. “Estamos fiscalizando das áreas constantemente, de forma a planejar ações de contenção ou limpeza”, explicou Artur Bruno, secretário de Meio Ambiente do Estado.

Por J Oliveira do Sobral Pop News com informações do Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *