Vivendo com Rei

Apocalipse 22: 3.

Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os Seus servos o servirão”.

‘Nunca mais’ é uma expressão forte. Impactante! Imagine alguém falar pra você: “Nunca mais quero vê-lo”. Ou, “nunca mais quero falar com você”. Só de pensar no “nunca” já causa arrepios. Este vocábulo pode ser tanto positivo quanto negativo, de uma forma ou de outra, não é menos impactante.

O verso de nossa reflexão nos ajuda a entender um pouco do significado desta palavra. Veja:

Nunca mais haverá maldição”. O que é uma maldição? – É uma praga, imprecação, execração, opróbio.

O nosso planeta foi amaldiçoado quando nossos primeiros pais fizeram mal uso de seu livre arbítrio. O mal veio a existir e os seus efeitos são visíveis em todas as áreas da vida. As folhas secaram, as flores murcharam e caíram; homens e animais começaram a envelhecer, adoecer e morrer. Nada neste mundo dura para sempre.

Quando Deus apresentou a Adão o plano da redenção, através do pagamento de um resgate, a vida de Seu próprio Filho, estava dizendo que as coisas não seriam assim para sempre. Por algum tempo, infelizmente, a dor, o sofrimento, e a morte, fariam parte da vida neste planeta; mas, no devido tempo, Ele resolveria de uma vez por todas o problema, e tudo voltaria a ser como era antes.

Não haveria nunca mais maldição. E mais, Ele estabeleceria Seu próprio trono aqui e garantiria que o mal não mais voltaria a existir.

No Jardim do Éden, todos os dias, na viração do dia, ou seja, ao por do sol, Deus vinha ao encontro dos Seus Filhos, onde pessoalmente conversavam e o casal edênico tinha a oportunidade fazer todas as suas indagações e questionamentos, como um filho pequeno faz aos pais. No final da semana, no sétimo dia, Ele vinha para passar o dia inteirinho, 24 horas, com Seus filhos. Que privilégio!

Mas o que Jesus promete na Sua Palavra é algo infinitamente maior. Ele não apenas virá visitar Seus Filhos, virá morar e estabelecer o Seu trono neste minúsculo planeta para honrar Seus filhos amados.

O profeta Isaias fala algumas coisas de como será a vida na Nova Terra, de como será morar no Paraíso eterno.

O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto com o cabrito; o bezerro o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”. Isaias 11: 6-9.

A ênfase do texto não está apenas na mansidão dos animais, que, deixarão de ser ferozes, mas, em quem estará convivendo com eles sem nenhum risco ou medo. As crianças poderão brincar com leões, elefantes, leopardos e ursos e os pais não terão nenhum receio.

Mas, e como será a vida para os adultos? Onde viverão? Ficarão apenas no paraíso eternamente contemplando as maravilhas de Deus? Veja o que Isaias nos informa:

Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão do seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles”. Isaias 65: 21-23.

Ao comparar a vida atual com a que o SENHOR promete aos Seus filhos, que diferença! Hoje, quantas pessoas trabalham e outros usufruem! Pense no pedreiro, que constrói mansões, e depois, não pode mais pisar no terraço! E o lavrador, que planta, mas precisa vender tudo o que produz para atender às demais necessidades; e, tantos outros que não usufruem dos frutos do seu trabalho.

O que as Escrituras nos dizem é que teremos uma vida normal, onde trabalharemos, desenvolveremos muitas atividades, mas nada do que faremos será em vão. Construiremos nossa própria casa e plantaremos nossa vinha, horta, roça e moraremos e comeremos do fruto do nosso trabalho. A vida não será nem um pouco monótona, ao contrário, cada dia uma nova aventura. Teremos um planeta para conhecer e um universo para explorar.

Mas, o momento mais feliz a cada semana, será o encontro sabático. Todos sairão de suas casas de campo e irão para suas mansões de ouro encontrar-se com o Rei Jesus, na Cidade gloriosa, e passar o sábado inteirinho com Ele.

Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa de Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR”. Isaias 66: 22 e 23.

Todos os sábados da eternidade, teremos um encontro marcado com o Rei. Mas, vamos considerar esta vida como um estágio; DEUS nos concede hoje, uma antecipação dessa felicidade eterna. Já no princípio da história, desde o primeiro sábado deste mundo Ele agendou com Seus filhos um encontro especial (Gênesis 2: 2 – 3). Aproveite!

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *