Vai a 89 o nº de mortos em inundações na Indonésia; buscas por desaparecidos continuam

As autoridades da Indonésia informaram nesta terça-feira (19) que subiu para 89 o número de mortos após as devastadoras inundações que atingiram no sábado (16) a província de Papua, no leste do país. Os trabalhos de resgate e busca continuam, pois 74 pessoas estão desaparecidas.

O número de feridos também subiu para 159 – 84 graves e 75 leves, segundo o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho.

Das mortes, 82 aconteceram por causa de enchentes na região de Sentani, a cerca de 20 km da capital provincial de Jayapura.

“O número de mortos continua a crescer devido à enorme extensão afetada pelo desastre”, disse Sutopo em comunicado.

Mais de 11,7 mil famílias foram afetadas pelas inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que atingiram a região no sábado (16). Mais de 6,8 mil pessoas precisaram deixar suas casas.

Outra área inundada em Sentani, na Indonésia — Foto: BADAN NASIONAL PENANGGULANGAN BENCANA (BNBP) / via AFP Photo

Outra área inundada em Sentani, na Indonésia — Foto: BADAN NASIONAL PENANGGULANGAN BENCANA (BNBP) / via AFP Photo

A tromba d’água de água danificou seriamente 350 imóveis, assim como oito escolas, duas igrejas e uma mesquita e três pontes na cidade de Sentani, localizada na base das Montanhas Cycloop.

A metade ocidental da ilha de Nova Guiné, onde está localizada a província de Papua, pertence à Indonésia e é um território rico em recursos naturais embora subdesenvolvido, enquanto a parte oriental corresponde à República de Papua Nova Guiné.

Por G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *