Vacinação de atletas cearenses contra a Covid-19 antes das Olimpíadas de Tóquio é remarcada

Serão 26 participantes da delegação brasileira que vão receber a imunização. Doses serão extras e não vão comprometer a vacinação dos grupos prioritários.

vacinação dos atletas olímpicos cearenses e membros da delegação brasileira que vão representar o Brasil nos jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, prevista para começar nesta sexta-feira (14) em seis estados, será remarcada no Ceará. Os Jogos Olímpicos, que deveriam ter ocorrido ano passado, foram remarcados para este ano de 2021 devido o novo coronavírus.

Conforme a secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Conselho Olímpico Brasileiro (COB) remarcará a nova data para os atletas cearenses e a previsão é que eles recebam a primeira dose do imunizante a partir de segunda-feira (17). Conforme a pasta, mais informações serão repassadas ao longo do dia.

Ao todo, 1.266 pessoas vão receber a vacina da Pfizer em diferentes estados do Brasil. Destas, 26 serão vacinadas no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, de 12 de maio a 21 de junho. O período vai contemplar a aplicação das duas doses do imunizante, que deve ter intervalo de 21 dias entre primeira e segunda dose. O Ceará é o único estado do Nordeste a operacionalizar a imunização.

Os imunizantes foram doados pela Pfizer e não foram retirados do quantitativo enviado às unidades federativas para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Com isso, a imunização dos desportistas não deve afetar o esquema vacinal que segue em andamento no Ceará.

“O Ceará é um dos estados com a maior concentração de atletas e/ou membros da delegação, por isso foi convidado a participar dessa operacionalização. Temos muito orgulho em contribuir na vacinação dos representantes do estado e do Brasil para que haja, assim, mais segurança nas olimpíadas”, destaca Ricristhi Gonçalves, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa.

Logística

A logística de vacinação está sendo articulada entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e os Ministérios da Saúde MS) e da Defesa. Considerado o maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto.

Vacinação por estado:

  • Ceará: 26
  • Rio Grande do Sul: 52
  • Rio de Janeiro: 448
  • São Paulo: 649
  • Distrito Federal: 40
  • Minas Gerais: 51
  • Total: 1.266 pessoas

Por Redação do Sobral Pop News com  Emily Aragão / Fonte G1 -CE

montar loja virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *