Um ímpio prepotente

SALMOS 37: 35 – 36.

Vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro no Líbano. Passei e eis que desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado”.

De forma diferente e criativa e o salmista repete a mesma expressão dos dois primeiros versos do salmo com uma ênfase especial. Nos primeiros versos ele nos aconselha a perdermos tempo, a não nos indignarmos por causa dos malfeitores (ímpios); a não sentir inveja dos que praticam a iniquidade, porque em breve definharão como a relva. E continua afirmando: “Confia no SENHGOR e faze o bem…” V. 3. Agora, nos versos 35 e 36 ele faz outra referência à temporariedade do ímpio, à sua limitação, mesmo que temporariamente pareça florescer e a sentir-se poderoso e independente de DEUS. Veja: “Vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro no Líbano…”. Quantas vezes você já se perguntou e questionou porque DEUS permite que certas pessoas cresçam e exerçam tanto poder, façam tanto mal aos semelhantes, sejam perversos, corruptos e ainda assim parece que estão acima da Lei e da Justiça. Não é incomum vermos isso todo o dia à nossa volta, em nossa cidade, Estado e Nação. Alguns se perguntam: “Onde está DEUS, que não vê isso?”. Certamente Ele vê sim, e está registrando tudo. Chegará o dia do ajuste de contas. O tempo não nos pertence, a justiça também não. Se a justiça humana é falha e nem sempre é aplicada devidamente, uma certeza há: A justiça de DEUS não falha e no momento certo Ele a fará acontecer. Hoje a injustiça e a maldade podem até proliferar e crescer como o cedro no Líbano, mas rapidamente passa. O salmista, então, completa: “Passei, e eis que desaparecera, procurei-o, e já não foi encontrado”. É importante lembrarmos que DEUS não faz, a priori, um julgamento individual, mas vê o quadro maior, panorâmico. Ele dá a oportunidade, o conhecimento e espera que façamos nossa escolha. A oportunidade e o convite são para todos, sem distinção, a aceitação é individual. Aqueles que escolhem viver à parte de DEUS assumem a responsabilidade de sua decisão. Seus atos, sua vida, serão apenas consequência da escolha feita. A Palavra de DEUS denomina de ímpios, iníquos ou malfeitores, àqueles que rejeitam Seu perdão conquistado através de Seu sangue derramado na Cruz. Ao rejeitar esse perdão, e consequentemente viver segundo sua própria vontade, assumem a responsabilidade diante de DEUS pelos seus pecados, ou seja, uma vida de transgressão à Sua Lei: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a Lei, porque o pecado é a transgressão da Lei”. I João 3: 4.

Nesse caso, os ímpios, podem até prosperar nesta vida, DEUS não os impede. Podem praticar injustiças, maldades, subjugar e oprimir os pobres, DEUS não vai castiga-los por isso. E sabe por quê? Porque estão em tempo de graça, de oportunidade. Caso algum se arrependa e decida conhecer, amar e servir a Jesus, Ele o aceita, o perdoa e o transforma. Esta é a maravilhosa notícia para todos! DEUS não é vingativo, Ele é AMOR!

Se alguém se perder, e infelizmente muitos o vão, não será porque DEUS os está punindo, mas porque escolheram o lado errado. O mal será destruído, o pecado será desarraigado no tempo de DEUS, quem permanecer agarrado a ele, consequentemente será destruído também com ele.

Considerando que hoje ainda estamos nesse tempo de graça, não seria o caso de repensar o tipo de vida que temos, ou as escolhas que estamos fazendo? Pense nisso!

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *