Tribunal de Justiça anula sentença que autorizava bingo no Centro

Bingo de cartela, com acompanhamento eletrônico, o Savanah é o mais tradicional do Centro de FortalezaFoto: Reprodução

Após oito anos de funcionamento com liminar judicial, o bingo mais “tradicional” de Fortaleza tem autorização derrubada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e, há duas semanas, segue operando em completa ilegalidade, assim como muitos outros que movimentam milhões de reais por mês na cidade. A liminar da Justiça obtida, em 2011, pela Brink Administração e Comércio de Diversões Eletrônicas criou um embaraço em operações policiais que combatem crimes de contravenção. A decisão que favorecia o popular Savanah, local que coleciona episódios de fechamento e reaberturas, repercutiu em outras empresas que operam bingos na Capital, também apelantes de liminares para funcionamento.

O desembargador relator Paulo Francisco Banhos Ponte, do Tribunal de Justiça, deu provimento à apelação do Estado do Ceará pela anulação da liminar e a remessa dos autos à Justiça Federal, criando novo capítulo que poderá, inclusive, ter participação da Polícia Federal.

Os estabelecimentos que operam jogos de azar são um pedaço da Fortaleza que não dorme e segue ativo por toda a madrugada. Durante os meses de julho e agosto, a reportagem esteve em alguns bingos, no Centro da cidade, incluindo o Savanah, o maior e mais concorrido.

Por turno, trabalham no local cerca de 20 funcionários, entre seguranças, vendedores de cartela, locutores, faxineiros e barman. Idosos, homens e mulheres predominam no público, mas os jovens em geral são homens. Alguns mais velhos são vistos com bebidas e profissionais do sexo que atendem nas redondezas.

Algumas senhoras com a bolsa a tiracolo, óculos de grau, preferem não ficar só olhando para o computador fazer a marcação das cartelas e ocupam mesas com caneta e o papel de que se almeja a sorte. Como os números são anunciados rapidamente, marca no papel quem tem experiência. “Tem o risco de passar batida numa vez ou outra, mas eu não tenho paciência pra ficar olhando o computador marcar por mim”, relata Francisca, com mais de dez anos de Savanah.

Do lado de fora, especialmente à noite, taxistas e mototaxistas fazem as idas e vindas dos jogadores. Em sua maioria, chegam ansiosos e saem derrotados. Muitos não pensam em sair com dinheiro (quando ganham, gastam), então também saem satisfeitos.

Enquanto jogadores são envolvidos na compulsão pelos jogos de azar, a expectativa de delegados ouvidos pela reportagem é que, com a transferência de competência e anulação de sentença favorável a Brink Administração e Comércio de Diversões Eletrônicas, operações coibitivas possam ser retomadas sem que haja desconfiança jurídica.

Em nota, a PF informa que o chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DRCOR), delegado Paulo Henrique, ainda não tinha tomado conhecimento da anulação da sentença. Chegando à PF, o delegado apreciará o declínio de atribuição estadual.

Fac-símileFac-símile
Fac-símile da decisão do Tribunal de Justiça, que torna ilegal a atividade do Savanah

COMEÇAR DE NOVO

Não será a primeira vez que a Justiça Federal apreciará questão envolvendo o Bingo Savanah. Em 2005, houve sentença condenatória ao estabelecimento, no mesmo endereço, embora não com o nome Brink Administração e Comércio de Diversões Eletrônicas, mas Guarani Turismo Ltda, com os nomes fantasias Guarantur e Saloon Savanah.

O estabelecimento foi fechado pela Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal. Em março do ano seguinte, a PF comunica à 7ª Vara Federal o descumprimento de decisão judicial dada pelo juiz federal Francisco das Chagas Fernandes. Era o Savanah, como em todas as vezes, seguindo em funcionamento, já a despeito da Justiça.

POLÍCIA BARRADA

Em 2011, o magistrado Francisco Martônio Pontes de Vasconcelos, então juiz da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, concedeu liminar proibindo o Estado de intervir sobre o funcionamento do espaço, seja por meio de Polícia ou algum órgão fiscalizador, ainda estipulando multa de R$ 1 mil por dia no caso de descumprimento. Em dezembro de 2016, policiais do 34º Distrito Policial, no Centro, estiveram no local e foram surpreendidos pela liminar.

Em sentença de 2013, Martônio afirmou que “a atividade da autora não é ilícita, muito embora esteja sujeita ao controle e fiscalização do Estado”. Anos antes, a empresa havia tentado, sem sucesso, obter o registro na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Em sua defesa, a Brink Administração argumenta que realiza bingo na modalidade cartela, o que não configuraria contravenção penal.

“Ja disse, mas não custa repetir, que a União Federal, através da Caixa Econômica Federal, os estados federados e um expressivo número de municípios exploram regularmente a atividade de loterias, sorteio e toda sorte de bingos, inclusive o Ceará, que possui uma loteria própria há décadas”, disse o magistrado.

No entanto, a decisão do Tribunal de Justiça no último dia 5 reforça o que diz a súmula vinculante nº 2, do Supremo Tribunal Federal (STF), pontuando ser “inconstitucional a lei ou ato normativo Estadual ou Distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias”. E para corroborar a transferência para a Justiça Federal, a súmula vinculante nº 150: “compete à Justiça Federal decidir sobre existência de interesse jurídico que justifique a presença, no processo, da União, suas autarquias ou empresas públicas”.

UNIÃO

No decorrer da sentença, Francisco Banhos lembra que, na apelação do Estado, “a União Federal, durante o curso desse processo, manifestou interesse na causa e solicitou sua participação”. Ele alegou estranhamento em relação à decisão do juiz da 1ª instância que rejeitou a participação da União. “A decisão é nula, pois falece competência ao juízo estadual para se manifestar sobre interesse da União na causa”, apontou.

Mariana Sousa do Sobral Pop News com informações do Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *