Somente três coisas Deus pede aos seus filhos!

Miquéias 6: 8.

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu DEUS”.

Somente três coisas DEUS pede aos Seus filhos. Contudo, são fundamentais para a vida profissional, moral, espiritual e relacionamentos. Três coisas que resumem tudo, portanto veremos um pouco da importância de cada uma.

  1. Que pratiques a justiça”. Vivemos em um mundo de pecado, de transgressões, maldade e injustiças. Nada mais justo que DEUS peça aos Seus filhos que pratiquem a justiça. E o que significa praticar a justiça? Vivemos em um mundo de injustiça social, inversão de valores e maldade. O que significa: um mundo de pecado, e pecado é a transgressão da Lei de DEUS. I João 3: 4. Nesse caso, praticar a justiça é andar em obediência à Lei de DEUS. Para isto é necessário amar a DEUS e aos semelhantes. Praticar a justiça é andar no temor do SENHOR. Normalmente o ser humano tem medo da Justiça. Esse nome faz tremer qualquer um quando se trata de se apresentar à Justiça, ou a um Juiz. Isso é natural porque vivemos em um mundo onde o natural é praticar a injustiça, e às vezes a própria Justiça é injusta. Então, mesmo estando isento de qualquer culpa, temos medo de que a Justiça não seja feita. No entanto, podemos confiar na justiça de DEUS e ter a certeza de que Ele tomou todas as providências para nos justificar, ao dar Seu Filho para morrer em nosso lugar. Ao fazer isso, Ele estava pagando o preço das nossas transgressões para que Sua Justiça se tornasse nossa justiça. Se Ele pagou tão elevado preço para nos salvar de nossas transgressões, injustiças, porque, então, continuaríamos vivendo em pecado? Em transgressão à Sua Lei? Se aceitarmos que Jesus é O Salvador e é também O SENHOR, certamente praticar a justiça, ou, viver em obediência à Sua vontade, será a consequência mais lógica. João 14: 15.
  2. Ames a misericórdia”. Em primeiro lugar DEUS nos pede para praticar a justiça, em seguida pede para amarmos a misericórdia. Nesse caso, amar a misericórdia significa pra ticar a justiça. Uma é apenas ênfase da outra, ou formas diferentes de falar a mesma coisa. Costumamos dizer que DEUS é Amor, mas também é justiça. Não existe justiça sem amor e não há amor sem justiça. As duas andam juntas e uma sem a outra não faz o menor sentido. A Lei representa a justiça de DEUS, a obediência a esta Lei representa o amor na prática. O Salmista diz que: “A Lei é perfeita e refrigera a alma”. Salmos 19: 7. Tiago diz que seremos julgados pela Lei da Liberdade. Tiago 2: 12. Certamente, quando a obedecemos verdadeiramente, o amor, a justiça e a misericórdia serão o resultado natural.

“Andes humildemente com o teu DEUS”. Andar em humildade com DEUS é dependência Dele; é submissão e obediência a Ele. Não reconhecê-Lo como O SENHOR, e não estar disposto a submeter-se, é o mesmo que dizer: Não preciso de DEUS. Tanto faz existir como não, pouco me importa e não quero nenhum compromisso com Ele. Normalmente as pessoas que não se submetem, que o ignoram, que têm vergonha de qualquer identidade com Ele, tentam viver sua própria vida, buscam encontrar respostas, satisfação e felicidade em coisas ou no brilho ilusório da riqueza ou na busca de tudo isso. Passam a vida procurando para no final da vida descobrir que foi uma busca em vão, pois a vida passa e suas concupiscências (I João 2: 15 a 17). Muitos se lembram de DEUS na hora da dor, da enfermidade ou na hora da morte. Descobrem tarde, que fora Dele, não há nenhuma resposta ou esperança. DEUS é misericordioso e espera a qualquer momento que nos lembremos Dele e sintamos o desejo de conhecê-lo, de amá-lo e servi-lo. Tudo o que Ele deseja é que reconheçamos nossa própria incapacidade e nossa dependência Dele. Veja, Ele não pede muito, pede somente três coisas, mas que são fundamentais: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu DEUS”.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *