Sobrevivente de desabamento em Fortaleza fazia compras e viu entregador morrer sob escombros

O auxiliar administrativo Gilson Moreira Gomes, 58 anos, estava em um comércio ao lado do edifício Andrea fazendo compras quando a estrutura de sete andares veio abaixo. Ele ficou sob vigas de concreto e foi resgatado com vida por volta das 15h30 dessa terça-feira (15), horas após a tragédia.

O filho de Gilson, Nazareno Façanha, afirmou que o pai teve as duas pernas quebradas e passou por cirurgia na noite dessa terça, no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF).

Pelo menos duas pessoas morreram no desabamento do edifício Andrea. Outras nove estão desaparecidas sob os escombros e nove foram resgatadas com vida, até a manhã desta quarta-feira (16).

Vídeo mostra primeiros momentos do desabamento em Fortaleza

Vídeo mostra primeiros momentos do desabamento em Fortaleza

“O relato do meu pai é muito pesado. Ele viu o entregador morrer debaixo dos escombros. Ele trabalha próximo ao mercadinho e estava lá comprando frutas e ovos quando percebeu uma onda de entulho e foi arrastado pra dentro junto com o outro homem”, relata Nazareno.

Ele conta ainda que chegou a ligar para o celular de seu pai, que atendeu “com muita dor” e logo depois desligou. “Ele disse ‘o cara morreu na minha frente meu filho’. Ele desligou e depois só lembra de acordar com o nome dele sendo chamado”, conta o filho.

A morte que Nazareno cita é a de Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, entregador de água que estava em frente ao mercadinho no momento do desabamento.

Cinco horas sob escombros

Agentes do Corpo de Bombeiros do Ceará tentam escutar algum chamado de socorro vindo dos escombros do prédio residencial de sete andares que desabou durante a manhã em Fortaleza — Foto: João DiJorge/Photopress/Estadão ConteúdoAgentes do Corpo de Bombeiros do Ceará tentam escutar algum chamado de socorro vindo dos escombros do prédio residencial de sete andares que desabou durante a manhã em Fortaleza — Foto: João DiJorge/Photopress/Estadão Conteúdo

Agentes do Corpo de Bombeiros do Ceará tentam escutar algum chamado de socorro vindo dos escombros do prédio residencial de sete andares que desabou durante a manhã em Fortaleza — Foto: João DiJorge/Photopress/Estadão Conteúdo

Nazareno Façanha afirma que seu pai costumava frequentar o mercadinho assiduamente. Por trabalhar próximo ao empreendimento, ele sempre ia comprar comida.

“Ele me contou que entrou no mercadinho por volta das 10h20 [10 minutos antes do desabamento]. Ele só foi retirado dos escombros 15h30 cinco horas depois”, diz.

Duas mortes

Imagem impressionante mostra o momento em que o Edifício Andrea desmorona em Fortaleza. — Foto: Reprodução/SVMImagem impressionante mostra o momento em que o Edifício Andrea desmorona em Fortaleza. — Foto: Reprodução/SVM

Imagem impressionante mostra o momento em que o Edifício Andrea desmorona em Fortaleza. — Foto: Reprodução/SVM

O Corpo de Bombeiros confirmou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (16), a segunda morte em decorrência do desabamento.

De acordo com o oficial, a vítima foi encontrada durante a madrugada com o auxílio de cães farejadores.O corpo é de uma mulher ainda não foi identificada. O corpo ainda está sob os escombros em uma área de difícil acesso.

A primeira morte, do entregador de água Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, foi confirmada às 23h55 de terça.

Mapa mostra localização do Edifício Andrea, que desabou nesta terça-feira em Fortaleza — Foto: Juliane Souza/ G1Mapa mostra localização do Edifício Andrea, que desabou nesta terça-feira em Fortaleza — Foto: Juliane Souza/ G1

Mapa mostra localização do Edifício Andrea, que desabou nesta terça-feira em Fortaleza — Foto: Juliane Souza/ G1

Por J Oliveira de Sobral Pop News com informações do G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *