Sinas e prodígios podem enganar

MATEUS 24: 11 E 24.

Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos…! Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”.

Entre os sinais apresentados por Jesus aos Seus discípulos, no Monte das Oliveiras, estão, falsos cristos e falsos profetas. Isto me chama muito atenção em alguns aspectos.

Primeiro, ao aproximar-se o tempo de Seu retorno a este mundo, surgiriam falsificações. Então, precisamos entender uma coisa importante: É possível existir um falso sem o verdadeiro? Por exemplo: Se alguém lhe desse um troco com uma nota de R$ 99,00 – você aceitaria? Alguém seria enganado com uma nota de 99,00? Claro que não! E por que não? Bem Simples. Não existe a nota verdadeira de R$ 99,00.

Significa que só é possível falsificar algo real, que existe; que é verdadeiro. O inimigo de DEUS é mestre em falsificações e ilusionismo. As Escrituras nos mostram muito claramente esse dilema entre o falso e o verdadeiro. Dois caminhos, duas portas, duas igrejas, sempre no contexto do falso e o verdadeiro.

Jesus afirma categoricamente que no final dos tempos, haveria falsos cristos e falsos profetas. Isto nos leva a pensar uma coisa muito lógica: Se haveria o falso, é porque também há o verdadeiro. Só existem falsos cristos, porque há o verdadeiro; existem falsos profetas, porque existem os verdadeiros. Se há igrejas falsas, consequentemente, é porque existe a igreja verdadeira.

O problema maior em tudo isso, é porque o falso sempre é parecido com o verdadeiro, pois a intenção do falsificador é confundir e enganar. Isto se torna preocupante no contexto de encontrar a igreja verdadeira, a verdadeira religião bíblica. Considerando que hoje, existem mais de 35 mil religiões somente subdivisões do cristianismo, sem considerar as demais, como Islamismo, Brahmísmo, Judaísmo, Budismo, etc. Então como saber qual a verdadeira religião bíblica?

Um dos grandes critérios para conhecer se uma nota é falsa, é conhecer muito bem a verdadeira. Nesse caso, eu não preciso sair pesquisando notas falsas, para identifica-las, só preciso conhecer a verdadeira. O princípio é o mesmo! Não preciso sair pesquisando 35 mil religiões e analisando cada uma, para tentar identificar a verdadeira. Considerando ainda as semelhanças entre a maioria delas. Eu só preciso conhecer bem as Escrituras e ser sincero o bastante para não me deixar levar pelos preconceitos. Para estudar as Escrituras, preciso ter mente aberta para o novo, ser sincero e humilde o bastante para permitir que as impressões do Espírito Santo me iluminem e me convença.

Normalmente estamos tão envolvidos com as tradições, os conceitos pré-estabelecidos e os preconceitos que nos distanciam da verdade, ou do que as Escrituras de fato ensinam. Deixamo-nos influenciar por nossos líderes de tal forma, que suas palavras têm mais validade do que: O assim diz o Senhor! Ou, como o próprio Jesus se expressava: “Está escrito”. Então, quando a Bíblia fala algo que é diferente do que costumo ouvir na minha igreja, ou que faz parte das tradições, eu simplesmente recuso e considero errado, porque eu “acho” que o meu líder, ou a igreja não ensinaria errado. Esquecemos constantemente que homens e religiões são falhos, somente as Escrituras têm a Palavra final. Que devo me basear pelo que está Escrito e não pelo que me dizem. Conhecer as Escrituras e aceita-la como única regra de fé e prática, esta é a única forma de não ser enganado pelo que é parecido, mas, não verdadeiro.

2- Me chama a atenção as ações dos falsos cristos e falsos profetas. Intencionalmente fazem milagres e prodígios, tão grandes que poderiam enganar até os eleitos.

Então vejamos alguns pontos para compreendermos. 1- Falsos cristos e falsos profetas operadores de milagres, com a intenção de enganar. Como saber se é verdadeiro ou falso? Conhecer o verdadeiro! Nas Escrituras, nenhum profeta saia divulgando poderes, orações poderosas, interesses financeiros com base nesses milagres.

Os verdadeiros profetas, ocasionalmente fizeram grandes coisas, não com poderes próprios, ou para demonstrar que podiam, mas com o propósito de glorificar o nome e o reino de DEUS. Secundariamente para atender necessidades específicas de pessoas em necessidade e, ou, enfermidades. A única ocasião em que um verdadeiro profeta fez algo, mesmo por ordem de DEUS, mas não glorificou a DEUS, e sim si mesmo, DEUS lhe chamou seriamente a atenção e sofreu graves consequências.

3- “Se possível enganariam os próprios eleitos”.  Porque não enganam os eleitos? Poderiam, mas não enganam. Os eleitos são aqueles que aceitam a Jesus, conforme O conheceram pelas Escrituras. São aqueles que desenvolveram com Ele, um relacionamento de amor e provam esse amor através de uma vida de submissão e obediência à Sua vontade não por interesse, mas por amor. (João 14: 15). Os eleitos não são enganados porque conhecem as Escrituras e encontram nela, a verdadeira religião.

4- Os verdadeiros profetas não se preocupam em fazer milagres e prodígios, mas sim em levar pessoas a conhecerem e amarem a Jesus para serem salvas por Ele. Esse é o propósito: “A fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz”. (I Pedro 2: 9).

Não obrigatoriamente um verdadeiro profeta precisa operar milagres para provar que é verdadeiro. Jesus fez menção a João Batista, como sendo o maior de todos os profetas, sem que nunca tenha feito qualquer milagre. Sua marca registrada era: Falar a verdade, conforme as Escrituras, pois tudo o que falou se cumpriu.

DEUS não precisa fazer milagres para provar que é DEUS. Seus profetas também não. A missão de um profeta de DEUS é anunciar a verdade, é levar pessoas a Jesus, é viver para glorificar o nome de DEUS.

Para cumprir esse propósito não é necessário ser um “profeta”. O povo de DEUS nos últimos dias – é aquele que tem as características do povo de DEUS de todos os tempos e seu propósito é estar preparado e preparar um povo, de todas as nações, tribos línguas e povos, para o encontro com o SENHOR. “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de DEUS e a fé em Jesus”. Apocalipse 14: 12; 12: 17.

Não podemos evitar os falsos cristos e falsos profetas, mas podemos estar preparados para não sermos enganados por eles. Só precisamos conhecer as Escrituras, e desenvolver com Jesus um relacionamento de amor, amizade, dependência e submissão à Sua vontade. Que esta seja a minha e sua experiência!

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *