Segurança do Trabalho e o Frio nos Frigoríficos

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) acaba sendo mais voltado aos riscos ambientais que possuem nível de ação e/ou limite de tolerância na NR 15, até pela própria ligação dele com a NR 15.

Até porque, tais riscos exigem medidas a nível coletivo, e tais medidas exigem mais cuidado no seu planejamento, concepção e manutenção.

Como o frio não existe limite de tolerância na NR 15, acabamos então tendo que recorrer ao limite de tolerância da norma americana ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Higyenists), e seguir as medidas de segurança com base em tal limite.

Vale lembrar que a própria NR 9, no item 9.3.5.1 letra “c” nos diz que podemos utilizar os limites de tolerância da ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Higyenists) quando não houver limite de tolerância na NR 15.

O frio é um agente de risco interessante, normalmente boa parte das ações de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) para o frio é baseada em equipamentos de proteção individual (EPIs).

Quais são os EPIs obrigatórios para o exercício da função e proteção térmica?

O uniforme completo para câmara fria (corpo inteiro), capaz de proteger tronco e membros do usuário em temperaturas baixas, seria, por exemplo:

– Luva de segurança para proteção das mãos;

– Capote com capuz de segurança, responsável por proteger cabeça e pescoço;

– Bota térmica, que garante a proteção dos pés contra o frio e umidade.

– É importante que as roupas de baixo sejam de algodão para absorver a humidade de uma possível transpiração.

Como o frio não é um agente que conseguimos controlar a nível coletivo, é importante além de fornecer o EPI garantir que ele está em condições de uso, e facilitar o processo de troca.

Como a área está servida a respeito de vestimentas de proteção térmica? O mercado atende bem a demanda? Quais são as principais novidades no setor?

O mercado de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) brasileiro é um dos melhores do mundo, afinal, a legislação de SST daqui é exigente, isso acaba forçando o mercado a um maior investimento em pesquisa, e consequentemente isso se traduz melhores equipamentos.

O mercado atende muito bem a demanda. E está em franca evolução.

Por: segurancadotrabalhonwn.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *