Restabelecimento da Observância do sábado

RESTABELECIMENTO DA OBSERVÂNCIA DO SÁBADO – I.

NEEMIAS 13: 19.

Dando já sombra as portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que se fechassem; e determinei que não se abrissem, senão após o sábado; às portas coloquei alguns dos meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado”.

Neemias é um dos grandes nomes da Bíblia. Sua fé é notável e sua história nos ensina grandes lições, como fé, coragem e perseverança. Viveu em um período em que as nações Israel e Judá, estavam em ruínas. Os muros de Jerusalém derribados e a cidade destruída.

Israel representava 10 tribos e meia das 12 tribos descentes de Jacó (Israel). Judá, embora tenha demorado um pouco mais, mas também se distanciou de Deus, perdeu a fé e adotou os costumes pagãos das nações à sua volta. Em consequência, perdeu a proteção de Deus, mesmo que tantas vezes tenham sido advertidos contra isso.

Babilônia, a nação dos caldeus era a maior potência do seu tempo. Seu exército veio e destruiu Israel e Judá. Os muros foram derribados a cidade destruída, os nobres foram levados cativos, ficando somente as classes mais humildes e desfavorecidas e ainda tendo que pagar tributo à nação dominante.

Babilônia também sofreu reveses. Foi dominada pelos Medos e Persas, no tempo do neto de Nabucodonosor, que embora conhecendo toda a história de seu avô, escolheu desonrar o nome de Deus e profanar os utensílios do templo, numa festa extravagante.

Neemias viveu nesse período. Era judeu e servia ao rei Artaxerxes como copeiro e homem de confiança. Mas Neemias teve notícias de sua terra através de irmãos que vieram de lá. As coisas estavam muito feias. Os muros de Jerusalém e a cidade em ruínas. A pobreza e escassez prevaleciam. Isto o deixou muito triste, ao ponto de ser notado pelo rei.

Ao lhe perguntar o porquê de sua tristeza, ele orou a Deus, e expôs o que estava em seu coração. Depois pediu ao rei autorização para voltar para sua terra e reconstruir a cidade amada. Para surpresa sua, o rei, tocado por Deus, lhe permitiu e ainda lhe deu todos os recursos para a viagem, para a reconstrução e ainda o nomeou governador de Jerusalém.

Por Lindomar Jémison M. Spíndola Rodrigues.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *