Rápida Reflexão Sobre O Santo Espírito: Uma Dádiva De Misericórdia Necessária E Oportuna!

E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia, compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. Disse então Judas (não o Iscariotes): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?” Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. “Tudo isso tenho dito enquanto ainda estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse.
João 14:16-26

 

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu
para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista
aos cegos, para libertar os oprimidos “
Lucas 4:18

A razão de nossa vida consiste em sermos felizes. E Felicidade implica invariavelmente em estarmos com Deus e Nele permanecermos. Vivermos para Deus! Porque se esta não for a definição para compor o sentido de Felicidade o que nos restará  será tão apenas Felicidade como uma sensação de alto bem-estar proporcionado por condicionantes aleatórios e instáveis. Sem Deus, Felicidade seria um sentimento transitório e volátil. Não uma realidade concreta perene e inabalável. Conjugal para, e de Eternidade em Eternidade!

Este Deus, em sua onisciência, obviamente nos conhecendo inteiramente (como o artífice divino, Aquele que nos fez, nos condensou, nos compôs), reconhece e assim conhece por saber que necessitamos substancialmente Dele para um bem existir.

Quanto a mim, sou pobre e necessitado,
mas o Senhor preocupa-se comigo.
Tu és o meu socorro e o meu libertador;
meu Deus, não te demores!

Salmos 40:17

Ansiamos por Ele como ao ar para nos encher de vida da água para termos existência!

Como a corça anseia por águas correntes,
a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.
Quando poderei entrar
para apresentar-me a Deus?
Salmos 42:1-2

Mas este condicionante –precisar de Deus- nos é revelado apenas em Cristo através de seu amor explicitado no madeiro. E para tanto, para que tal condição de realidade concretizasse em perfeição e plenitude, envia Deus seu Filho para que, através de seu exemplo na cruz (obra de amor) em uma cruz de calvário, pudéssemos humanamente assimilar com eficiência adequada e suficiente, uma pequena parcela de seu imenso e inesgotável amor por nós! De longe enxergamos um horizonte infinito chamado amor de Deus! E este amor nos deu a  Jesus e assim Sua redenção nos alcançou! Quem vê a Jesus enxerga a Deus!

Eu e o Pai somos um.

João 10:30

Cristo nos revela o Pai! Cristo nos salva da perdição do desconhecimento de Deus!

quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!
Hebreus 9:14

E toda esta harmoniosa sinfonia de amor é orquestrada pelo Santo Espírito de Deus que se faz como meio onde trafega o enredo desta História da Salvação! Pelo Santo Espírito de Deus, somos induzidos e então conduzidos neste Caminho (verdade e vida) que recebe nossos passos pela fé, em uma maestria da Graça de Deus!  E seguimos na direção do Céu! A conscientização do pecado, da justiça e do juízo que o Espírito Santo nos agracia, alimenta a formação de um arrependimento sincero profundo e real, onde lágrimas derramadas fecundam e firmam, fortalecem e enobrecem nossa alma renovada, convertida ao amor a Deus na cruz de Jesus! Convencidos pelo Santo Espírito ao ouvirmos a pregação do evangelho, tornamo-nos assimiladores da didática sobrenatural e transcendente. Arrependida, a Criatura é agora adotada como Filho, na ação do Santo Espírito! Creu em Cristo! Caídas as escamas do pecado, pôde enxergar o o Filho e o Deus vivo!

  • Com o Santo Espírito, do Céu à Terra chuvas de misericórdia! Dela nos alimentamos, desfrutamos e aprendemos!
  • Pelo Santo Espírito, apreendemos em diligente gozo espiritual, assimilando e incorporando. Recebendo dele espirituais condições para estar neste renovo imaterial e assim, seguir vivendo o Deus que cremos!
  • O Santo espírito fazendo gerar por brotar, em nosso peito, a presença de Deus! O paráclito, que consola e conforta. Encoraja e anima, Multiplica e fecunda. Diversifica e unifica.

A Felicidade está na presença de Deus pela cruz de Cristo através do Santo Espírito!

Fora disso, felicidade é apenas uma palavra genérica e contextualizada em ideia humana ocasional, simbólica e vaga.

  • Felicidade é Deus!

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;
Romanos 14:17

  • Estejam e permaneçam na felicidade de Deus!

Não me expulses da tua presença
nem tires de mim o teu Santo Espírito.

Salmos 51:11

  • Felicidade está em Deus!

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Havia em Jerusalém judeus, devotos a Deus, vindos de todas as nações do mundo.
Atos dos Apóstolos 2:1-5

Deus te abençoe!

Bom dia!

Autor: Jessé Vitorino da Silva Júnior

Teólogo. Pós-Graduado em Ciências da Religião

Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *