Quase 9 mil idosos com vacinas atrasadas foram imunizados neste sábado em Fortaleza

Um total de 8.960 idosos que estavam com a segunda dose da vacinação contra Covid-19 atrasada conseguiram a imunização completa neste sábado (8) em Fortaleza. O balanço foi divulgado pelo prefeito da capital cearense, José Sarto Nogueira (PDT).

No total, 19.313 pessoas conseguiram tomar a vacina neste sábado, em mutirão realizado em 67 locais, entre postos de saúde, policlínicas e pontos de vacinação. Destas, 10.165 receberam a primeira dose, enquanto 9.148 receberam a segunda dose.

Apesar do total de idosos que foi contemplado com a imunização com a CoronaVac, mais de 3.500 pessoas do grupo que estavam agendadas não compareceram à vacinação, conforme Sarto. “Somente de CoronaVac, atendemos 8.960 idosos que estavam com 2ª dose em atraso. O número está abaixo do que esperávamos, pois 12.539 haviam sido agendados. Reforço que todas as doses de CoronaVac que recebemos nos últimos dias estão sendo destinadas integralmente a este público”.

Dentre as vacinas de outros laboratórios, foram aplicadas 2.362 doses da Pfizer como primeira dose, e 7.991 da AstraZeneca, para as duas doses.

O atraso na imunização dos idosos com a 2ª fase da vacina se deu pela falta da CoronoVac no estoque. Fortaleza foi um dos 45 municípios cearenses que enfrentou o problema. Na última sexta-feira (7) uma remessa com 38 mil vacinas do laboratório aterrissaram no Aeroporto de Fortaleza. Na noite deste sábado (8) mais 11 mil doses aportaram na capital. Todas elas foram divididas entre os municípios com carência do imunizante.

Estoque de CoronaVac acabou em 45 municípios cearenses, e vacinação da segunda dose de grupos prioritários que usaram o imunizante foi interrompida. — Foto: Instituto Butantan/Divulgação

Estoque de CoronaVac acabou em 45 municípios cearenses, e vacinação da segunda dose de grupos prioritários que usaram o imunizante foi interrompida. — Foto: Instituto Butantan/Divulgação

O estado do Ceará recebeu mais 11 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, durante este sábado (8). A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana (PT) em suas redes sociais. Nesta sexta-feira (7), 38 mil doses haviam chegado ao estado em carregamento enviado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o governador, o carregamento que totaliza 49 mil doses diz respeito à Ação Civil Pública ajuizada pelo Governo do Estado, Ministério Público do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensoria Pública do Estado.

A Justiça Federal acatou a ação na última segunda-feira (3) e determinou que o Governo Federal enviasse 49 mil doses de CoronaVac ao estado. Caso o Ministério da Saúde não cumprisse a decisão de envio, seriam impostas multas fixas de R$ 100 mil por dia.

A ação foi ajuizada na Justiça Federal após faltarem as segundas doses de pessoas do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Cerca de 45 municípios cearenses tiveram que interromper a aplicação das vacinas em idosos por ausência do imunizante. Municípios como Fortaleza atrasaram o período máximo de 28 dias de diferença entre a primeira e a segunda dose.

Por Redação do Sobral Pop News com Emily Aragão / Fonte G1/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *