Qual é o melhor entre os extintores BC e ABC?

Na hora de adquirir um extintor para proteger a edificação de um possível incêndio, muitas pessoas ficam em dúvida de qual tipo comprar, de qual classe, entre outros detalhes. Os tipos mais populares são o BC e ABC. Nesse artigo, explicamos qual o melhor entre os extintores BC E ABC. Acompanhe.

Tipos de incêndio

Antes de falar sobre os tipos de extintores, é importante falar sobre os tipos de incêndio. Os extintores são categorizados de acordo com os agentes utilizados para cessar o fogo. Por isso, é necessário entender a classificação dos tipos de incêndio, sendo elas:

Classe A: Essa classe é responsável por incêndios em materiais sólidos, fibrosos e de fácil combustão, que geralmente deixam resíduos, como cinzas ou brasas;

Classe B: Aqui, se encaixam incêndios causados por materiais inflamáveis, que queimam apenas na superfície e, normalmente, não deixam resíduos.

Classe C: Essa classe engloba incêndios causados por equipamentos elétricos energizados. Por conta da eletricidade, essa classe apresenta um perigo muito alto para a sociedade.

Classe D:  A classe D de incêndios é considerada a mais letal e destruidora de todas, pois nela são representados os incêndios causados pelos metais pirofóricos . Esses metais tem a capacidade de entrar em combustão com substâncias comuns, como o oxigênio.

Classe K: Aqui se concentram incêndios causados por óleos e gorduras animais e vegetais, utilizadas para cozinhar alimentos. É estritamente proibido utilizar extintores a base de água nesses casos, já que o H2O pode agravar as chamas.

Qual é o melhor entre os extintores BC e ABC?

Tipos de extintores

Existem diversos tipos de extintores, cada um utilizado para combater uma classe diferente de incêndio. Veja abaixo os tipos de extintores:

BC: Este tipo de extintor de incêndio é utilizado para o combate de fogo em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Geralmente, os extintores desse tipo utilizam um pó branco a base de bicarbonato de sódio para cessar o incêndio.

ABC: Esses extintores são utilizados para o combate de incêndios causados por líquidos inflamáveis, madeiras e equipamentos elétricos. Normalmente, eles são compostos por um pó amarelo a base de Amônia.

CO2: Popularmente conhecido como Dióxido de Carbono, este tipo de extintor é utilizado para o combate de fogo em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Por ser um gás, esses extintores não deixam resíduos.

EM: Também conhecido como Espuma Mecânica, esses extintores são a base de água misturada com um tipo especial de detergente para combater incêndios dos tipos A e B.

Dentre todos esses tipos de extintores, os tipos BC e ABC são os mais populares do mercado. Muitas pessoas ficam com dúvidas, pois não sabem a diferença dessas duas categorias.

Qual a diferença entre os extintores BC e ABC?

A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio. Os extintores BC utilizam o Bicarbonato de Sódio como principal agente, e os extintores ABC usam a Amônia e seus derivados como principal componente químico.

Qual dos dois devo comprar?

Depende muito do ambiente em que o extintor será utilizado. Por exemplo, se o local de instalação possuir muitos equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis, o extintor do tipo BC poderá ser utilizado tranquilamente.

Se for um lugar onde há uma grande concentração de madeira, por exemplo, é melhor optar pelo extintor do tipo ABC.

Mas, não se preocupe. Na hora da inspeção para o AVCB , os especialistas indicarão qual o melhor tipo de extintor para sua edificação.

Qual é melhor?

Em relação a capacidade de extinguir o fogo, ambos os modelos de extintor são eficazes para a classificação que foram designados. A grande vantagem é que o tipo ABC pode cessar uma classe de fogo a mais do que o BC.

Enquanto os extintores do tipo BC são indicados para equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis, o ABC tem a capacidade de cessar incêndios causados por equipamentos elétricos, líquidos inflamáveis e aparas de papel e madeira.

Se o local que o extintor for instalado apresentar grande risco, é melhor optar pelo tipo ABC.

Por Redação do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *