Professor e Psicopedagogo Harley Gomes lança livro, “Sociabilidades violentas na escola: narrativas e saberes”

Livro lança novos olhares sobre sociabilidades violentas na escola

O que pode ser considerado violência dentro do ambiente escolar?

Lançado em Dezembro pela Editora Appris, de Curitiba, Sociabilidades Violentas na Escola: narrativas e saberes nos convida a refletir a partir de narrativas dos estudantes, professores e gestores, o que é ou não violência em relação às práticas cotidianas na escola.

As reflexões presentes no livro são resultado de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, realizada numa escola de ensino fundamental no interior do estado do Ceará. Nessa investigação, realizou-se um estudo de caso, com o auxílio da observação direta e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os agentes escolares, num universo de 24 participantes (11 estudantes, 11 professores e dois gestores).

O autor Harley Gomes de Sousa apresenta releitura sobre os conceitos e as percepções da violência trazidos por Michaud (1989), Maffesoli (1987), Simmel (1983), Arendt (2010), Zaluar (1999), Freitas (2003), entre outros, e analisa os depoimentos dos atores escolares.

O escritor propõe ainda um conjunto de atividades pedagógicas de enfrentamento às práticas violentas na escola, tornando-se a leitura uma excelente fonte de pesquisa e ações educacionais adaptáveis às realidades locais. 

Link para aquisição da obra: https://www.editoraappris.com.br/produto/4627-sociabilidades-violentas-na-escola-narrativas-e-saberes

Sobre o autor

Harley Gomes de Sousa  é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em 2015; cursou especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Christus (Unichristus); graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em 2002. Membro do Laboratório de Pesquisa Conflitualidades e Violência (Covio), atuando na linha de pesquisa “Participação social e práticas da não violência”. Tornou-se psicopedagogo do município de General Sampaio por meio de concurso público, no ano de 2007, no qual exerceu, até no ano de 2015, trabalhos psicopedagógicos às instituições escolares locais; formações continuadas para professores; orientações a familiares; desenvolveu trabalho preventivo e de enfrentamento à violência no espaço escolar por meio do projeto “Bullying – educar para paz”. Nos anos de 2014 a 2016, foi conselheiro eleito da Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Ceará (ABPp-CE 847), e no triênio de 2017 a 2019, assumiu o cargo de vice-presidente da referida entidade. Em 2016, prestou seleção para professor do Centro Universitário Inta (Uninta). Atualmente, leciona no curso de Pedagogia e coordena o Polo Sobral de Educação a Distância dessa instituição.

Sobre a editora: 

Esta obra foi publicada pela Editora Appris, que encontra-se na cidade de Curitiba, Paraná. Com aproximadamente sete anos de existência, a Appris atua no ramo de publicação de obras técnicas e científicas nas mais variadas áreas do conhecimento. Com a experiência de seus editores, que estão há mais de 27 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 2 mil obras publicadas e, número esse que cresce com uma média de 50 lançamentos por mês.

Endereço:

Avenida Manoel Ribas, 2265 – Curitiba/PR – CEP: 80.810.002

Contato:

Tel.: (41) 3156-4731 | www.editoraappris.com.br | mídias@editoraappris.com.br

Por Redação do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *