Princípios de Saúde- V ” Ignomínia “

Habacuque 2: 15-16

Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que lhe embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Será farto de opróbrio em vez de honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória”.

Cinco ais são pronunciados sobre os caldeus, por seus atos revoltantes contra Deus e Seu povo e por seu estilo de vida depravado.

O quarto ai, ou maldição refere-se àqueles que dão bebida alcoólica aos companheiros, levando-os à vergonha, miséria e morte prematura.

A estes, o SENHOR diz: “Será farto de opróbrio”.  Para termos uma noção do que isso significa, conheçamos alguns sinônimos: Anátema; execração; maldição; desonra; ignomínia; infâmia; mancha; mácula.

Quem convida seus amigos e os leva a envolverem-se com bebedeiras, levando-os ao vício, à dependência de drogas, álcool ou qualquer coisa que os distancie de Deus, serão fartos de ignomínia e maldição.

Salomão estende um pouco mais o entendimento sobre as bebidas inebriantes:

Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco” – Provérbios 23: 29-32.

O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” – Provérbios 20: 1.

É possível que muitos pensem: Porque tudo o que é bom tem que ser proibido? Precisamos avaliar melhor os critérios do que “é bom”. Nem sempre o que é bom aos nossos olhos, é bom, aos olhos de Deus. Afinal, Ele nos ama e quer habitar em nós.

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” I Coríntios 6: 19-20.

Cuidar bem do corpo é um mandamento divino.

Por Lindomar Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *