Primeiro dia de vacinação contra Covid-19 no Centro de Eventos termina com 2.702 doses aplicadas

O primeiro dia de vacinação no Centro de Eventos do Ceará terminou com 2.702 pessoas vacinadas contra a Covid-19. A estrutura do primeiro posto de imunização montado em Fortaleza começou a funcionar nesta segunda-feira (25). As imunizações de idosos com mais de 75 anos e trabalhadores da saúde previamente agendados terminaram depois das 21 horas.

Segundo balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram 2.429 trabalhadores da saúde e 273 idosos acima de 75 anos. 

A SMS informou ainda que, nesta terça-feira (26), a vacinação de trabalhadores da saúde agendados seguirá no Centro de Eventos e, “para receber a vacina, o profissional precisa comprovar atuação em hospitalunidade de saúdeclínica e similares atendendo pacientes”.

Além dos vacinados no Centro de Eventos, a SMS já aplicou o imunizante em outras 18.153 pessoas, entre os dias 18 e 24. O total abrange profissionais da linha de frente do combate à pandemia e idosos acima de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanecia (ILPIs).

Centro de Eventos

Durante todo o dia, longas filas se formaram no Centro de Eventos. O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, garantiu, porém, que a logística foi elaborada para evitar a formação de aglomerações. “Estamos tendo muito cuidado com o recebimento dessas pessoas, que devem ainda manter o distanciamento social, as medidas sanitárias e o uso de máscaras, pois a pandemia ainda não acabou e não devemos esquecer os cuidados. Os profissionais da saúde terão, ainda, um intervalo de 28 dias até a segunda dose”, explicou.

fila
Legenda: Fila para vacinação começou durante o dia e seguiu até a última imunizadaFoto: Fernanda Aires

Além do Centro de Eventos, outros locais devem ser disponibilizados para imunização conforme novas doses de vacina contra a Covid-19 cheguem à Capital. 

Até esta segunda, os três lotes de vacinas contra Covid-19 já recebidos pelo Ceará viabilizam a cobertura vacinal de apenas 33,6% das 619,6 mil pessoas enquadradas na primeira etapa da imunização. Em uma semana, o Estado recebeu 334,9 mil doses, incluindo o estoque de segurança. Destas, as 208,5 mil a serem aplicadas nesta população prioritária já foram distribuídas. 

Idosos

 Ao som de ‘Bum Bum Tam Tam’, idosa comemora vacinação em Fortaleza

Após erro no sistema de agendamento para a vacinação, idosos com mais de 75 anos também compareceram para se vacinar no Centro de Eventos. O grupo deve fazer cadastro pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou pelo site Vacine Já e, posteriormente, será comunicado sobre quando e onde receberão o imunizante – o que pode acontecer no formato drive-thru ou na residência do idoso. A previsão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é iniciar oficialmente a imunização desse grupo na quarta-feira (27).

Por Redação do Sobral Pop News com informações Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *