Prefeitura de Sobral intensifica abordagem de acolhimento social para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SEDHAS) intensificou a abordagem para acolhimento social de pessoas em situação de rua. A ação principal destina-se ao retorno às suas famílias (incluindo de outros municípios), e o contínuo trabalho de restauraucão de vínculos desenvolvido pelos profissionais da SEDHAS. Outra ação que se agrega é a buscativa e convencimento para os espaços de acolhimento.

Em articulação com paróquias, casas de recuperação, comunidades terapêuticas, associações ,unidades escolares e unidades de saúde, a SEDHAS estruturou espaços acompanhados por profissionais do sistema de proteção. Destinou-se a cada espaço itens de limpeza, higienização e a garantia de 4 refeições dia.

Ampliou-se a equipe de abordagem sob a coordenação do Centro POP que estuda o contexto dos diversos grupos de pessoas em situação de rua e consolida estratégias de abordagem, acolhimento e acompanhamento. A equipe de abordagem atua em períodos diurno e noturno todos os dias. Uma campanha de doação de itens de alimentos, limpeza, higiene pessoal está funcionando no centro de convenções coma coordenadoria dos Direitos Humanos que tem, entre outros objetivos, auxiliar as instituições e famílias que acolhem o público em questão. A estratégia tem surtido efeito, no final de fevereiro tínhamos 82 pessoas em situação de rua. Hoje 69, ou retornaram as suas famílias ou estão nos acolhimentos.

SAFS – 18
Escola José da Mata- 17
Casa Belém- 07
Instituto Reviver – 05
Retorno Familiar- Sobral 16
Retorno Familiar em outros municípios 06(01 Paraíba,01 Morrinhos, 01 Moraujo, 02 Fortaleza, 01 Terezina).

Por Redação do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *