Destacando o setor de embelezamento, as maiores variações foram em serviços de sobrancelhas masculinas (920,00%), tratamento capilar (433,33%) e corte cabelo (300,00%).
Em produtos comumente usados pelo público masculino, como barbeador, máquina de cabelo e churrasqueira elétrica também foram constatadas diferenças consideráveis nos valores, chegando a 305% de variação.
Um serviço de sobrancelhas para homens custa de R$ 5 a R$ 51. E um barbeador elétrico, por exemplo, pode ser encontrado pelo menor preço de R$ 59, chegando a R$ 239, mostra o levantamento.
A pesquisa levou em conta a marca do produto, sem levar em consideração sua variação de modelo.
Maiores variações
- Produtos Menor preço Maior preço Variação
- Barbeador elétrico R$ 59,00 R$ 239,00 305,08%
- Máquina de Cabelo R$ 39,90 R$ 129,00 223,31%
- Churrasqueira elétrica R$ 69,00 R$ 135,00 95,65%
- Grill assadeira R$ 59,90 R$ 109,00 81,97%
- Smartphone R$ 699,00 R$ 1.199,00 71,53%
- Smart TV 55” 4K R$ 2.534,35 R$ 3.999,00 57,79%
Maiores variações
- Embelezamento masculino Menor preço Maior preço Variação
- Sobrancelhas masculinas R$ 5,00 R$ 51,00 920,00%
- Tratamento capilar R$ 15,00 R$ 80,00 433,33%
- Corte cabelo R$ 20,00 R$ 80,00 300,00%
- Selagem cabelo R$ 30,00 R$ 100,00 233,33%
- Combo (corte e barba) R$ 40,00 R$ 131,00 227,50%
- Pigmentação da barba R$ 10,00 R$ 30,00 200,00%
- Barba R$ 20,00 R$ 50,00 150,00%
O Procon Fortaleza lembra que se o produto apresenta defeito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura o direto de conserto do produto. Neste caso, o fabricante tem 30 dias para realizar o conserto. Após esse prazo, o consumidor tem direito a um novo produto ou à devolução do valor pago ou, ainda, ao abatimento na compra de outro item.
Se as compras foram feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento”, sem que apresente qualquer motivo de defeito ou vício do produto, esclarece o Procon Fortaleza.
Esse direito está previsto no artigo 49, do CDC. O prazo para devolução é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto ou contratação de um serviço.
O consumidor deve devolver o produto preservando as características originais e pedir o dinheiro de volta. As despesas decorrentes de frete não são obrigações do consumidor.
(G1 Ceará)