Prazo de validade- Isaias 40:8.

PRAZO DE VALIDADE- ISIAS 40: 8.

Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente.”

Você já percebeu que tudo nesse mundo passa? Tudo tem prazo de validade, até mesmo a nossa vida! Não conheço ninguém nesse mundo que esteja vivendo para sempre. Hoje, é provável que não haja mais ninguém que tenha mais de 120 anos, salvo alguma raríssima exceção. Isso significa que nosso prazo de validade está bem abaixo dessa média.

 Muitos morrem ainda jovens, outros ainda quando criança, outros ainda morrem simplesmente porque venceu o prazo de validade. Diz-se popularmente, que, “quem não morre jovem, de velho não passa!”.

O profeta Isaias faz uma comparação entre as ervas do campo e a Palavra de Deus. “Seca-se a erva e cai sua flor…”. A vida nesse mundo passa rapidamente e nem percebemos. O que significa que é muito perigoso colocar nossa confiança e nossas esperanças nas coisas deste mundo. No dinheiro, nas riquezas ou em qualquer outra coisa. O que Isaias nos informa é que só há certeza e segurança em confiar na Palavra de DEUS, porque ela não tem prazo de validade. E o melhor é que aqueles que depositam nela a sua confiança, também não têm prazo de validade. (I João 2: 15 a 17).

“… Mas a Palavra de DEUS subsiste eternamente”. Tenho ouvido de muitas pessoas, mesmo evangélicas (o que é muito estranho), a ideia de que o Velho Testamento não tem mais validade e que a Lei de Deus também não tem mais validade porque ela está no Antigo Testamento. Então precisamos entender algumas coisas:

  1. Quais as Escrituras e mandamentos que Jesus ensinou e obedeceu?
  2. Quais as Escrituras e mandamentos que os discípulos de Jesus obedeceram?
  3. Quais as escrituras e mandamentos que Maria e as Mulheres que seguiam a Jesus, obedeceram?
  4. O que o Novo testamento diz sobre a validade das Escrituras e da Lei?

– Vejamos o exemplo de Jesus, que é o nosso modelo e parâmetro para nossa vida: João 5: 39. “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. A pergunta que não quer calar é: De qual Escritura Jesus está falando? Qual a Escritura que Testifica que Ele é a vida e a salvação? Quando Jesus esteve na terra e retornou ao céu, a única Escritura existente era o Velho Testamento. O Novo começou a ser escrito vários anos depois e isto porque os discípulos aos poucos começaram a perceber que Jesus poderia não voltar em seu tempo e precisavam deixar registrado aquilo que eles haviam testemunhado pessoalmente, sendo testemunhas oculares de Sua vida e como as Escrituras se cumpriram em Sua vida. Outro motivo também foi o rápido crescimento da igreja cristã primitiva. Milhares de pessoas se uniram ao “Caminho” (Atos 9: 2), como era a igreja inicialmente conhecida. Mas não havia exemplares das Escrituras à disposição. O material para sua escrituração era difícil e caro e poucas pessoas tinham o devido conhecimento e cuidado para sua transcrição. Os discípulos escreveram os evangelhos mostrando que o Cristo profetizado nas ESCRITURAS tinha vindo e cumprido sua missão. Havia sofrido e morrido, conforme escreveu o profeta Isaias no capítulo 53. Foram testemunhas de Sua ressurreição, dos Seus ensinamentos e de Suas promessas.

Quando os discípulos escreveram o Novo Testamento, usaram as Escrituras para embasar o que pessoalmente haviam presenciado a respeito de Jesus. Gosto de pensar que os evangelhos, as cartas e livros do Novo Testamento são sermões Cristocêntricos com pleno embasamento Escriturísticos mostrando que Jesus é o Cristo esperado por todas as gerações do povo de DEUS.

As mulheres que acompanharam Jesus em Seu ministério, também deram bom testemunho de sua credibilidade nas Escrituras e nos Seus mandamentos. Lucas 23: 54 – 56. Está escrito: “Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E no sábado, descansaram, segundo o mandamento”. Depois de acompanharem e verem onde Jesus fora sepultado, elas voltaram, guardaram o sábado conforme o mandamento. Ora, o sábado é o quarto mandamento da Lei de Deus, Êxodo 20: 8 – 11. E está no Antigo Testamento. Jesus estava morto e elas continuaram guardando o sábado conforme o mandamento.

A instrução de Jesus registrada em Lucas 11: 28 – “Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam!”. Os discípulos, as mulheres e todos os cristãos do primeiro e segundo séculos continuaram seguindo as Escrituras e obedecendo todos os mandamentos da Lei de Deus, incluindo o sábado. Então as Escrituras perderam a validade no fim do segundo século, ou início do terceiro? Claro que não, apenas se cumpriram as profecias de Daniel 7: 25, que apontam para um poder religioso, revestido do poder político que tentaria mudar os tempos e a Lei e perseguiria os cristãos por um período de 1.260 anos. A profecia se cumpriu (tema para outro momento), mas não venceu a validade das Escrituras, ao contrário, seu cumprimento valida ainda mais a sua veracidade.  Como afirma Lucas: “Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na Sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as escrituras”. Lucas 24: 26 e 27.

A Bíblia é nosso parâmetro para discernirmos o certo e o errado, o verdadeiro e o falso. Disse Jesus: “Santifica-os na verdade a Tua Palavra é a Verdade”. João 17: 17.

Conforme a própria Palavra de Deus define, qual é mesmo o seu prazo de validade?

Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente”. Isaias 40: 8.

Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão”. Mateus 24: 35.

Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til JAMAIS PASSARÁ DA LEI, até que tudo se cumpra” (Mateus 5: 18). Grifo nosso.

Considerando a veracidade das Escrituras, sua eterna validade e a inabalável confiança no cumprimento de suas profecias e promessas, convido você a examina-la com carinho e com sincero desejo de conhecer a vontade do nosso Deus.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *