Plantio de mudas promove sustentabilidade e harmoniza ambientes no Hospital Regional Norte

Ipês amarelos, paus-brasis e eucaliptos passam a compor o jardim do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará. Cerca de 60 mudas foram adquiridas pelo hospital em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e plantadas ao longo do espaço destinado a jardins. O objetivo é trazer beleza e harmonia aos ambientes e melhorar o microclima.

“Nosso jardim era apenas grama e decidimos diversificar um pouco e plantar algumas árvores para embelezar o ambiente e também em virtude do clima. Temos áreas com bastante incidência de sol”, explica o coordenador da Manutenção do HRN, Essuélio José Basílio Trigueiro.

Além de beleza, as árvores nativas trouxeram uma economia superior a 90% no consumo de água. “Como são plantas bem adaptadas ao clima, podemos aguar apenas em dias alternados e, em dias de chuva, não é necessário”, avalia Trigueiro.

Resultado de imagem para Plantio de mudas promove sustentabilidade e harmoniza ambientes no Hospital Regional Norte

A escolha das árvores foi feita por um engenheiro agrônomo do Banco de Mudas da Prefeitura. De acordo com o jardineiro do HRN, Natan Pereira, foram priorizadas plantas nativas. “São plantas típicas da nossa região que se adaptam melhor ao nosso clima”, diz.

Segundo ele, o plantio teve dois motivos principais: conter o calor e “trazer um ambiente mais agradável para o hospital inteiro”. O trabalho de jardinagem contempla principalmente regar e adubar as plantas, podá-las e conter o capim.

Muitos são os benefícios de plantar espécies nativas. “As plantas nativas geram economia de água, proporcionam melhora no microclima do local, favorecendo a ocupação dos espaços e dando uma contribuição ecológica. As árvores têm boa adaptação e se relacionam bem com a fauna local, gerando um bom funcionamento do ecossistema”, afirma Bruno Ary, diretor de parques, jardins e unidades de conservação da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) de Sobral.

Plantio

A novidade do plantio de novas mudas agradou aos colaboradores do HRN. Apaixonada por flores, a médica pediatra Julieta Almeida sempre gosta de contemplar a beleza do jasmim-manga (Plumeria rubra), árvore exótica cujas flores perfumam os jardins do Hospital Regional Norte. “Adoro plantas. E se forem floridas, ainda mais. Também é importante para conter o nosso calor e tornar o clima mais agradável”, avalia.

Da mesma empolgação, compartilha a colega Isabella Vidal sobre as árvores. “Deixam o clima mais aconchegante”, diz a médica pediatra. Outro entusiasta é o médico da UTI do HRN e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco Olon Leite Júnior. Sempre que uma turma da disciplina de Terapia Intensiva está para se formar, ele planta com seus alunos nos jardins do HRN uma nova muda de flamboyant, considerada uma das árvores mais belas do mundo.

Já a controladora de entrada e saída do HRN, Valquíria Silva Privino, gosta de estar ao lado das plantas, em especial nos intervalos do trabalho. Ela recebeu com muita alegria a notícia de mais árvores no hospital. “É muito importante para os pacientes que chegam doentes, cansados e podem ver um ambiente mais belo. Também torna o clima mais agradável”, declara.

Com Informações de Teresa Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *