PF desarticula quadrilha que faz transporte aéreo de drogas; mandados são cumpridos no Ceará

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Flak, que visa desarticular financeiramente uma organização criminosa que realiza o transporte aéreo de grandes quantidades de drogas para o Brasil, os Estados Unidos e países da Europa. A ação cumpre mandados no Ceará.

Ao todo, são cumpridos 54 mandados de prisão e 81 de busca e apreensão. Além do Ceará, a operação acontece nos estados de Tocantins, Goiás, Paraná, Pará, Roraima e São Paulo, além do Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas,/TO.

Segundo a PF, mais de 400 policiais federais estão atuando na ação. que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar de Goiás (Graer/PMGO).

Operação busca apreender 47 aeronaves e sequestrar 13 fazendas

A ação da PF tem como objetivo bloquear as contas bancárias de cerca de 100 pessoas e empresas, apreender 47 aeronaves e sequestrar 13 fazendas com mais de 10 mil cabeças de gado bovino, além da inclusão de seis pessoas no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol.

PF

A investigação teve início há dois anos, de acordo com a PF., período em que foram realizados, no mínimo, 23 voos que transportaram, em média, 400 quilos de cocaína cada um. O total chega a mais de nove toneladas.

“Os investigados devem responder, na medida de suas participações, por tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e atentado contra a segurança do transporte aéreo”, informou o órgão em nota.

A operação foi batizada de “Flak” por ser o termo utilizado durante a Segunda Guerra Mundial pelos países aliados para se referirem à artilharia antiaérea alemã.

Por Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *