O senhor ama a Justiça

SALMOS 37: 26 – 30.

É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção. Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada. Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo”.

Os versos de hoje, no Salmo 37: 26 a 30 continuam a expressão iniciada no verso 22 a 24 e o verso 25 é um parêntese entre as duas partes. Então, para compreendê-los precisamos ter uma perspectiva do todo. Vejamos o contexto, então enfatizaremos as lições dos versos para hoje.

Aqueles a quem o SENHOR abençoa possuirão a terraO SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão”. Salmos 37: 22 a 24.

Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Salmos 37: 25.

É sempre compassivo e empresta…” V. 26. A referência e as bênçãos prometidas nesses versos são para os justos. Ex. “O SENHOR abençoa”; “O SENHOR firma os passos”; “O SENHOR não desampara”; “Os justos herdarão a terra”; “Será perpétua a tua morada”.

O salmista apresenta algumas razões para a concessão destas bênçãos pelo SENHOR:

  1. Porque O SENHOR se compraz nos passos do homem bom;
  2. É sempre compassivo e empresta (o justo);
  3. Aparta-se do mal e faz o bem;
  4. O SENHOR ama a justiça;
  5. A boca do justo profere a sabedoria;
  6. A sua língua fala o que é justo.

Poderíamos questionar a justiça de DEUS e acusa-lo de injustiça por abençoar e proteger somente alguns e outros não. Prometer vida eterna a uns e a outros não.

Isso até poderia ser verdade, se não considerarmos todo o contexto. A verdade é que DEUS não faz nenhuma acepção, nenhuma diferença nem ama mais uns que outros. As promessas de DEUS são para todos; as oportunidades são para todos; o convite é para todos e Ele a todos. Veja: “Porque DEUS amou ao MUNDO de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que TODO o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3: 16. (Grifos acrescentados).

Percebes: DEUS amou ao mundo. Ama a todos. Dá oportunidade a todos e chama a todos. Então o problema não está com DEUS e sim com o homem. O problema está na resposta e não no convite.

Um exemplo clássico, vemos no relacionamento dos discípulos com Jesus. Convidou a cada um, amou cada um individualmente, ensinou a cada um de igual forma. Mas somente um dos discípulos foi chamado de: O discípulo amado. Todos se aproximaram de Jesus, mas somente João respondeu a ele com um amor indescritível. João se entregou sem nenhuma reserva. João o amou de tal forma, que no momento mais crucial da vida de Jesus, na hora de Sua morte, não fugiu, não demonstrou medo, não se envergonhou e esteve com Ele ao pé da Cruz. O acompanhou até à morte. Através deste discípulo que Jesus deixou registradas as seguintes palavras: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2: 10. U. P.

Os justos habitarão a terra e nela habitarão para sempre”. Salmos 37: 29.

Um dia, talvez não tão distante quanto muitos pensam, Jesus virá buscar aqueles que, usando o livre arbítrio, escolheram viver com Ele. Apesar das adversidades, críticas, ou zombarias, perseguições, aflições e morte, escolheram permanecer com Ele. Escolheram ser bons em um mundo mau. Escolher fazer o que certo, mesmo que a maioria prefira fazer tudo errado. Escolheram valorizar os valores e princípios eternos, mesmo que estes valores, no mundo, sejam considerados sem nenhum valor ou ultrapassados. Sim, os justos herdarão a terra. Então, perceba, se a terra será a herança dos justos, qual será a herança dos ímpios? Pense nisso e faça a escolha certa enquanto isso ainda é possível.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *