O resgate dos Justos

SALMOS 37: 39 – 40.

Vem do SENHOR a salvação dos justos; Ele é a Sua fortaleza no dia da tribulação. O SENHOR os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque Nele buscam refúgio”.

Hoje chegamos ao final de nossa reflexão do Salmo 37. Depois de refletirmos verso a verso deste salmo, vendo o paralelo traçado pelo salmista entre o ímpio e o justo; o perfil de cada um em relação às suas atitudes e escolhas e suas reações em relação à revelação do caráter de DEUS. Um, ao conhecer sobre DEUS, busca aproximar-se cada vez mais, amá-lo e assemelhar-se ao Seu caráter. Enquanto o outro, O rejeita, afasta-se e persegue àqueles que O amam.

Os dois últimos versos chegam ao clímax deste paradoxo e apontam para o momento final da história, quando em uma última tentativa, os ímpios tentarão eliminar os justos, os perseguirão e tentarão tirar-lhes a vida. Nessa hora, vem a intervenção divina para livrá-los e salvá-los de uma vez por todas.

O profeta Daniel faz referência a esse livramento: Daniel 12: 1. “Nesse tempo, se levantará Miguel, o Grande Príncipe, o Defensor do Seu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que estiver escrito no livro”.

Veja a ênfase: “Nesse tempo, se levantará Miguel…”. Esta é uma referência à segunda vinda Jesus a este mundo. Os versos oito e nove apontam para o tempo do fim, quando os últimos acontecimentos da história têm lugar.

Vem do SENHOR a salvação dos justos”. Considerando o que as Escrituras falam sobre os últimos acontecimentos antes da Volta de Cristo, os justos estarão sofrendo grande perseguição imposta pelos ímpios, ou seja, aqueles que rejeitaram terminantemente o convite de salvação e à obediência à Lei do Eterno Deus. De certa forma, um retorno à inquisição da idade média, pois a liberdade será restringida para forçar os justos a negar sua fé. Indefesos, fugitivos, dependem unicamente da graça salvadora de Jesus e aguardam ansiosamente por Sua vinda como última alternativa para sua salvação. “Nesse tempo se levantará Miguel, O Grande Príncipe”. O profeta Isaias, em visão, antevê esse momento e prediz: “Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos”. Isaias 25: 9. No verso oito o Profeta fala da ação de DEUS em favor do Seu povo: “Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SENHOR DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do Seu povo, porque o SENHOR falou”. Isaias 25: 8.

Hoje os justos sofrem; às vezes são perseguidos, injustiçados e aparentemente até esquecidos. Mas ainda não é o fim. No fim, tudo vai dar certo. DEUS intervirá e fará justiça. “… Ele é a Sua fortaleza no dia da tribulação. O SENHOR os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque Nele buscam refúgio”. Salmo 37: 40. Se você tiver curiosidade de saber o que acontecerá com os ímpios no dia da Volta de Jesus, leia Apocalipse 6: 15 a 17. Mas nesse momento, prefiro pensar no que acontecerá com os justos naquele dia. Melhor ainda, prefiro estar preparado para o grande encontro com Ele e estar entre os resgatados do SENHOR. E você?

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *