4º Patrimone-se –Técnicas e conhecimentos da conservação e restauração de nossos bens culturais e a particular história deste povo admirável, que são os Sobralense!

As foto acima (da esquerda para direita) –  Publicação do Padre João Mendes Lira – Diretordo Centro de pesquisas Históricas e Geográficas de Sobral  – De Caiçara a Sobral – 1971 – e a Foto do Professor Julio Barros do SOBRAL POP NEWS.

Nós do SOBRAL POP NEWS inicialmente alertamos para absurdo que assistimos no Sobral de hoje, nossas crianças e jovens não têm de maneira formal nem informal o estudo de nossa história, história do Ceará e principalmente de Sobral, de forma organizada e necessária para o exercício de sua formação cidadã plena, fica parecendo que não querem um povo com valores e identidade … será que é isso ?!?!?!

Vejam a preocupação do autor, Padre João Mendes Liraem seu Livro, “De Caiçara a Sobral”. Evidencia-se sua preocupação e engajamento na criação de mentes cidadãs sugerindo que as professoras e seus alunos de sete anos (7) se debrucem sobre nossa história leiam e estudem a obra para ele, especialmente, publicada … e ele faz a indicação na abertura de sua belíssima e didática obra … “ Estaspáginas constituem, finalmente, uma ajuda a professoras e alunos do 2º ano primário do Município”.

O contrário disso ocorre nos dias de hoje, jovens e crianças, adultos e a comunidade em geral, em suas várias camadas sociais desconhecem a saga de seus antepassados e sem nenhuma identidade seguem como massa errante.

Considerando que quando uma horda de jovens desordeiros caminham em uma rua danificando e/ou destruindo o patrimônio público ou privado, podemos constatar de imediato que lhes faltam educação, leitura de mundo, raízes, amor a terra natal, valores cidadãos, instrumentos civilizatórios que adquirimos quando nos conhecemos, nos situamos e nos orgulhamos daquilo que somos, além é claro, quando nos vemos em um horizonte promissor. Portanto, devemos cuidar da história de nossa terra, da luz que ilumina nosso presente e nos dá base para as escolhas acertadas de um futuro promissor, afirmamos queestes ensinamentos estão narrados nos registros de nossos antepassados, naquilo que foi construído ao logo desta aventura que é parte da história brasileira, da belíssima e esfuziante história de Sobral.

4º Patrimone-seTécnicas e conhecimentos da conservação e restauração de nossos bens culturais e a particular história deste povo admirável, o Sobralense.

O que vemos em Sobral é surpreendente, não só sua Arquitetura monumental mas também esse “jeito de ser” essa cultura, única particular e peculiar de uma cidade que antes de tudo se impõe na história do Brasil.Sobral tem que ser preservado pelo bem de toda nação, por isso o Título de Monumento Nacional,nossa terra, forjada pela história, pelas obras de nossos antepassados, tanto os filhos originais da terra, as tribos indígenas que aqui residiam antes dos portugueses chegarem, quanto as novas populações que ocuparam estas terras Caiçaras e lhe deram o formato que hoje vemos ser destruído.

Neste 4º Patrimone-se vamos iniciar com uma indicação, ao pessoal da Arquitetura, Edificações e da Engenharia de nossa cidade… “não é possível fazermos um bom projeto de construção, restauração, revitalização, reconversão e/ou reforma na cidades como Sobral, sem termos conhecimento de nossa história”.Projetos feitos em qualquer bairro deve estar embasado conhecimentohistórico/geográfico da região, não só por reverência, amor a nossa identidade e de sua evolução inteligente conforme regramento vigente, mas também pelos motivos óbvios, como por exemplo, a história da ocupaçãoda região … bairros inteiros que foram construídos sobre antigas lagoas, charcos, riachos etc. Portanto vamos lá …

O Brasil só começa de fato a ser ocupado após, 1530 após a expedição de Martim Afonso, pois, antes disso “Portugal” estava muito “ocupado” e/ou somente com olhos em suas colônias no oriente (razão do Chinesismo em nossa cultura) … Como não foi encontrado metais preciosos no primeiro instante, além da cultura extrativista, como a exploração do Pau Brasil, inicia-se a colonização do Brasil pelo Plantio da Cana para a produção do açúcar

Cientes que a colonização do Ceará se dá de forma tardia, somente no início das atividades da pecuária estabelecida para fornecer tração animal para os engenhos (tecnologia desenvolvida pelos Holandeses substituindo o Boi pelo escravo nas muendas), carne para alimentação e seus com o sub produtos como por exemplo o couro, se inicia inclusive a construção de uma elite econômica na chamada “Cultura do Couro” e mais tarde as “Charqueadas”, as oficinas de Charque quepermitiu o produto cearense chegar até as Minas Gerais …

Com indivíduos vindo do Pernambuco, Piauí, Maranhão e pelo interior gente vindo da Bahia … a ocupação se deu com um fenômeno chamado “Guerra dos Bárbaros”, pois os índios do Ceará eram conhecidos pela sua agressividade à presença dos colonos que tiveram que intensificar os combates aos nativos locais.

No livro acima referendado, “De Caiçara a Sobral”, encontramos trechos bastante ilustrativos e curiosos e em um exercício de Educação Patrimonial, pretendemos doravante em nossos artigos, lermos juntos esta e outras publicações sobre nossa história antes de abordarmos o assunto das técnicas tradicionais …

 (trechos do Livro) … ”O nome de Sobral, foi dado a nossa terra pelo Ouvidor Geral, Dr. João da Costa Carneiro de Sá … em 5 de julho de 1773. Carneiro de Sá era natural do distrito de Sobral do Município de Viseu (localizado no norte de Portugal, portanto na região de Minhos).

(…) O Terreno sobre o qual se ergue a cidade de Sobral … era coberto de mata e cercado por três grandes lagoas … Três grandes reservatórios d’água amenizavam o calor escaldante do verão. Eram: lagoa da Fazenda, perto do antigo Seminário Diocesano, a do Junco, no bairro de mesmo nome e a do feijão – perto do Rio Acaraú”.

(A Lenda de Frei Cristóvão)“Todos pesquisadores da história de Sobral se referem a esta lenda, segundo a qual nossa Catedral foi edificada sob a sepultura do Padre mortoa flechadas. … Waldery Uchoa, no “Anuário do Ceará”, fala sobre a lenda de Frei Cristovão do seguinte modo: “Segundo reza a tradição, ainda hoje conservada pela totalidade dos bons cronistas, os primeiros que perlustraram a região, onde hoje se ergue a cidade de Sobral, foram vários catequistas que vieram do Maranhão nos idos de 1612.

Chefiava a missão destemida o bravo Frei Cristóvão de Lisboa. Compunha-se de quatro clérigos e 15 homens de arma, prontos para luta.

… Ao atingirem a região de Sobralense, foram atacados pelos Tabajaras”.

Monsenhor Linhares, em suas “Notas Históricas”, fala da seguinte maneira: “Afirmam nossas velhas tradições lendárias que a primitiva capela que deu origem à povoação, foi construída sobre a sepultura do Padre morto a flechadas pelos Tabajaras,” …

Encerrando nosso capítulo de hoje sobre o Livro do Padre João Mendes Lira, vamos ao Capítulo V “Os Primeiros Colonos”.

… “Podemos dizer que os primeiros colonos, isto é, aqueles que começaram a trazer para a terra a civilização e o progresso foram em primeiro lugar Feliz da Cunha Linhares, em 1690, fixou-se no local onde hoje é Patriarca. Daí irradiou o trabalho para a região de Sobral.

Após sua chegada, outros bravos portugueses aqui chegaram recebendo algumas sesmarias, como Antônio Rodrigues Magalhães (…). Antônio Rodrigues Magalhães recebeu uma légua de terra com meia de cada lado do Rio Acaraú e limitava ao norte com a Fazenda Macaco, onde residia e ao Sul com as terras da Fazenda Sobrado de Manoel Nogueira Cardoso.

Outros portugueses entraram também como pioneiros na colonização de Sobral. Manoel Madeira de Matos; Manoel Vaz Carrasco, Pai das sete Irmãs das quais provêm quase todas as famílias sobralenses; Jerônimo Machado Freire, Capitão Mor e José Xeres Furna Uchoa. …

A razão da colonização do Interior do Ceará está ligada à saída das famílias pernambucanas, baianas, paraibanas que deixavam suas terras procurando evitar perseguições dos Holandeses”.

No próximo Patrimône-se o 5º, Narraremos a partir do Livro “De Caiçara a Sobral”, sobre nossos Indígenas, as nossas matas e as Sete Irmãs da qual descendem grande parte das “famílias” sobralenses, agora vamos um pouco às técnicas construtivas tradicionais … Abraço.

Por Professor Júlio Barros do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *