O milênio para os ímpios

Jeremias 4: 23 – 26.

Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do furor da Sua ira”.

Existe um entendimento entre muitos grupos religiosos, que no período do milênio, ainda haverá vida e oportunidades para aqueles que não foram “arrebatados”. Segundo eles, nesse período acontecerá a grande tribulação e as pessoas ainda se converterão e aceitarão a Jesus. Vamos analisar o contexto bíblico para entendermos o que as Escrituras nos falam sobre esse tema.

Já compreendemos que os salvos, no ato da volta de Cristo, serão reunidos e levados pelos anjos para o encontro do SENHOR para estarem para sempre Ele. Mas, e os que se perderam? O que acontecerá? Onde ficarão durante o período dos mil anos? E depois, o que acontecerá com eles (Tema futuro)?

Vamos nos transportar para o futuro e olhar com a visão dos Profetas João e Isaias no momento do retorno de Cristo. Eles apresentam visões diferentes que nos ajudam a completar o quadro.

Um tem a sensibilidade de ver os salvos, sua alegria, seu cântico que demonstra o alívio no momento mais obscuro de suas vidas, quando perseguidos (Grande tribulação antes do retorno de Jesus) e prontos a morrer pelo Seu nome, então o SENHOR aparece na nuvem, com poder e grande glória, com Seu glorioso séquito de anjos e os resgata, levando-os consigo para os céus (Isaias 25: 9).

Enquanto o outro vê a destruição dos perseguidores (Apocalipse 20: 15 – 17); vê seu desespero diante da presença gloriosa e fulminante Daquele que veio para dar a cada um, a recompensa, segundo as suas obras; boas ou más (Eclesiastes 12: 13 e 14).

A presença do Rei Jesus, com poder e glória, causará na terra e na natureza, tão grandes manifestações sobrenaturais, que deixará a terra em ruínas. Tsunamis, maremotos, terremotos, raios, relâmpagos e trovoadas terrivelmente assustadoras que estarrecerão a humanidade perdida. Todos aqueles que até um momento atrás se sentiam tão poderosos tentando tirar a vida dos filhos de Deus, agora, completamente estarrecidos, tentam se esconder da presença do Cordeiro, e pedem às rochas e montanhas que caiam sobre si. Realmente, é impossível que qualquer ser vivente permaneça de pé ou consiga escapar da vingança divina. Este é o início do milênio para os maus.

Jeremias, em visão, vê a terra nesse período, e faz, então, uma breve apresentação:

  1. A Terra: “Sem forma e vazia”. Um verdadeiro caos! Essa expressão nos lembra da forma da terra antes da Criação, um abismo escuro e tenebroso.
  2. Os céus: “Não tinham luz”. Mesmo que alguém escapasse da destruição, não poderia continuar existindo, pois a Terra estará em situação completamente caótica, sem luz, sem calor, sem vida.
  3. Os montes: “estremeciam”. A estrutura da terra estará completamente abalada.
  4. Vida: “Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido”. Nem homens nem animais. Todos desapareceram; mil anos de escuridão!
  5. Fertilidade: “Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto”. Sem luz, sem vida, restarão somente ruínas em meio à escuridão total.
  6. Cidades: “… E todas as suas cidades estavam derribadas diante do furor da Sua ira”. Diante de tal exposição, qual a possibilidade de haver vida e oportunidades durante esse período?

Há, entretanto, outra situação, que merece uma análise. Com a volta de Cristo, o que acontecerá com satanás e seus anjos? Onde estarão durante o milênio? E depois do milênio? No próximo tema buscaremos as respostas. Agora, é importante saber de qual lado desejo estar. Entre àqueles que serão levados nos braços dos poderosos anjos para o encontro do SENHOR nos ares, ou, entre aqueles que ficarão estendidos sem vida, em meio às ruínas de um planeta escuro e destruído.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *