O exemplo de Jesus

Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler” Lucas 4: 16.

Jesus, não é somente nosso Salvador e Senhor, é também nosso modelo. Devemos ser Seus imitadores – “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” – Efésios 5: 1.

Como nosso modelo, Jesus foi obediente até a morte: “Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” Filipenses 2: 7-8.

Jesus não poderia ser nosso exemplo, se fosse um transgressor da Lei. Além de revelar o caráter do Pai, Seu objetivo ao vir a este mundo foi salvar o pecador. A pergunta é: Salvar do que?

Adão pecou. João afirma que todo aquele que transgride a Lei é pecador, “porque pecado é a transgressão da Lei” – I João 3: 4. Jesus veio nos salvar do pecado, ou, transgressão. Como poderia nos salvar se também fosse transgressor da Lei? Como poderia nos tirar poço, estando na mesma condição?

Consequentemente, para ser nosso modelo, e nos mostrar o caminho de volta, Ele precisaria viver uma vida de obediência. Despindo-se de Suas vestes de glória e de Sua divindade, assumiu a condição humana, e viveu como servo.

Nós somos servos, ou somos senhores? Dependemos de Deus, ou Ele depende de nós? O que Jesus fez foi nos mostrar quem é o SENHOR e quem nós somos.

Sendo obediente à Lei, Ele nos deu o exemplo quanto ao descanso sabático. Lucas registrou: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler” – Lucas 4: 16.

Não era costume de Jesus, no sábado, ir à praia, ou supermercado, ou passear, ou ajudar em questões domésticas nem qualquer atividade comercial. No sábado, seu costume era ir para a igreja. Lugar de adoração e comunhão com o Pai.

Jesus tinha momentos de comunhão e adoração em outros dias. Retirava-se para os montes, ou para algum lugar apropriado, mas, no sábado, Ele fazia diferente. Ele se congregava; e aproveitava para ensinar a Palavra e fazer o bem.

Melhor seguir o exemplo de Jesus, você não acha?

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *