O dia do Senhor !

De sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado” Marcos 2: 28.

Ao ensinar as multidões, e, em particular, Seus discípulos, Jesus encontrou oposição por parte de alguns grupos que coexistiam dentro da religião judaica. Entre eles estavam os fariseus.

Fariseus (do hebraico פרושים) são um grupo de judeus devotos ao Torá (05 primeiros livros da Bíblia), surgidos no século II a. C.. Opositores dos saduceus criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga” Wikipédia.

Constantemente tentavam encontrar meios de confundir Jesus, ou encontra-lo em alguma falta para o acusar de falso mestre, falso profeta, sedição, etc. Todas as vezes que tentaram, foram frustrados ao se depararem com as sábias e inspiradas respostas de Jesus.

Uma destas tentativas aconteceu quando os discípulos atravessam um campo, e estando com fome, colheram algumas espigas para saciar-se. Isso era permitido aos judeus; fazia parte da cultura e era uma forma de beneficiar os menos favorecidos.

Os fariseus, que acreditavam que a obediência irrestrita à Lei, era a única forma de salvação, criaram muitas regras, a que chamavam de tradição dos anciãos, para obrigar as pessoas a obedecerem, segundo suas interpretações legalistas.

Criaram milhares de regras, em suas tradições, que envolviam, principalmente, a guarda do sábado, e dificultava sua compreensão; obscureciam o verdadeiro significado, importância e santidade desse dia.

Jesus em nenhum momento pôs em dúvida a necessidade de sua observância, e sim pela forma como os fariseus aplicavam suas interpretações, colocando suas tradições acima da própria Lei.

Em outro confronto com eles, Jesus declarou: “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” Mateus 15: 9. Em uma clara indicação às tradições, como substituto da Lei, Jesus fala de sua inutilidade e de sua falsa aplicação.

Diante deles estava o Autor da Lei. Somente quem, tinha autoridade para dizer o que pode e o que não deve ser feito no sábado. E acrescentou: “O Filho do Homem é também senhor do sábado” Marcos 2: 28.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *