Nutrição e Bem Estar com Dra. Martinilsa Rodrigues ! Índices de Obesidade Central e Fatores de Risco Cardiovascular na Síndrome dos Ovários Policísticos

 

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina heterogênea apresentada por 5%-10% das mulheres em idade reprodutiva.

Além das características inerentes à síndrome nessas mulheres, são comuns a ocorrência de resistência à insulina (RI)dislipidemia, diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS), disfunção endotelial, obesidade central, alterações de marcadores pró-inflamatórios crônicos, além de síndrome metabólica (SM).

Dessa forma, a utilização de medidas antropométricas para diagnóstico de obesidade central assume grande importância na abordagem clínica de indivíduos expostos a maior risco cardiovascular,como é o caso das mulheres que apresentam SOP. Dentre as variáveis antropométricas para avaliação diagnóstica de obesidade central, tem-se destacado a medida da circunferência da cintura (CC), a relação cintura- quadril (RCQ) e, mais recentemente, o índice de conicidade (índice C) e a razão cintura-estatura (RCEST).Nesse contexto, vários pontos de corte para rastreamento do risco cardiovascular.
A alimentação saudável é muito importante para o não desenvolvimento de obesidade central. Procure um nutricionista para um planejamento alimentar específico para você!

Por:  Dra. Martinilsa Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *