Minha Empresa Não Acredita na Segurança do Trabalho – O Que Fazer?

Muitos colegas da área de segurança sempre reclamam que a empresa não liga para a segurança do trabalho, que a empresa não faz nem o mínimo necessário. E infelizmente isso acontece mesmo.

Minha Empresa Não Acredita na Segurança do Trabalho - O Que Fazer?
Imagem por: Técnico de Segurança – Fernado Alves

Mas se de um lado existem empresas que não se preocupam com segurança do trabalho, existem outras que se preocupam sim!

MINHA EMPRESA NÃO ACREDITA NA SEGURANÇA DO TRABALHO – MINHA EMPRESA NÃO MUDA

Vejo os colegas sempre falando “mas minha empresa nunca mudou, e nunca mudará”. Os colegas não acreditam que a empresa pode mudar, e se não acreditam, não fazem o que precisa ser feito, e aí não muda mesmo!

Tudo o que é criado é criado duas vezes. Primeiro alguém cria na mente, e depois o torna realidade.

Seu computador ou celular que você está utilizando agora para ler esse artigo, ele foi criado primeiro na cabeça de alguém. Depois “o cabra” arregaçou as mangas, e fez tornar realidade.

Agora deixa eu te contar te perguntar, o que acredita que foi mais difícil, criar o celular ou computador na cabeça ou fabricá-lo na vida real?

Claro que fabricar na vida real dá mais trabalho. Mas não é porque dá trabalho que não valha a pena ser feito.

NÃO EXISTE MÁGICA NA MUDANÇA

Voltando a segurança do trabalho. Para aquela empresa que se preocupa com segurança trabalho. A pergunta é “será que ela sempre se preocupou com segurança do trabalho? Ou será que em algum momento, ela também não se preocupava e passou a se preocupar?”.

Sim, algumas empresas elas já nascem com a visão de segurança do trabalho, principalmente aquelas que estão em grandes grupos empresariais.

Algumas empresas passam a se preocupar com segurança do trabalho a partir de algum evento.

Um acidente grave, uma morte… Quando a empresa percebe que está gastando muito com doenças do trabalho, aposentadoria especial, adicional de insalubridade.

Em alguns casos a mudança ocorre quando entra na empresa um profissional que faz a empresa se preocupar, seja ele um diretor, que entra começa com mentalidade nova. Entendendo que para cada real investido em segurança terá três, a talvez até quatro de retorno.

Em outros casos, a empresa que contrata um novo Técnico ou Engenheiro de Segurança, que se propõe a pagar o preço da mudança, para fazer as coisas acontecerem!

Mesmo se a empresa não tenha sido criada/nascida com cultura de segurança já estabelecida. Ainda assim sempre dá para fazer algo em prol da segurança.

PEQUENAS MELHORIAS E GRANDES INSATISFAÇÕES

Em um curso de PPRA que ministrei em Curitiba, em vários momentos um colega contou que quando ele entrou na empresa a empresa, não tinha nada de segurança do trabalho.

Ele diz que a empresa continua não tendo muita coisa, que continua querendo levar a empresa a ter mais melhorias. Ele falava em tom de reclamação/lamentação.

Eu então perguntava, mas sua empresa já melhorou um pouco, não é? Ele respondeu, sim, mas precisa melhorar ainda mais. Então eu disse para ele, o fato dela ter melhorado um pouco já é um excelente indicativo! O importante é seguir avançando.

Quando a empresa é imatura na gestão de segurança, infelizmente a evolução se faz com pequenas ações.

Quando a empresa não tem uma cultura de segurança já estabelecida, quando a empresa não tem maturidade em segurança, infelizmente o processo de desenvolvimento dessa maturidade normalmente é lento!

A empresa começará fazendo pouca coisa, comprando o EPI, por exemplo, que é uma coisa básica, mas, o importante é ir aos poucos expandindo nas suas ações de segurança. E quando perceber, bum! A empresa já deu um salto. Já melhorou bastante do que era.

A dica é não desista! É importante que você profissional de segurança acredite que dá para fazer segurança. Se você que é o profissional, pensar que não dá pra fazer, aí que a coisa não vai acontecer mesmo!

Fonte: Segurancadotrabalhonwn.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *