Lockdown não impede aglomeração em Sobral e outras cidades da Zona Norte

Em pelo menos quatro dos cinco municípios da Zona Norte que tiveram “lockdown” decretado, há registros flagrantes de aglomerações. O cenário fica ainda mais preocupante diante da quase lotação dos leitos de UTI e da disseminação da Covid-19.
O aumento do número de casos de contaminação pelo novo coronavírus o SARS-CoV-2, levou cidades como Sobral, Itapipoca, Camocim, Itarema e Acaraú, todas na Zona Norte, a terem decretadas pelo Governo do Estado, medidas mais restritivas no isolamento social. Tais medidas, chamadas de ‘lockdown’, est em vigor desde a segunda-feira (1º), com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus e, assim, evitar um colapso no sistema de saúde.
Mas o que se vê, pelo menos nestes dois primeiros dias de vigência do decreto, é que o resultado não foi o esperado, ao invés de diminuir, há um aumento crescente de desrespeito às normas em quase todas as cidades.
O cenário é bastante preocupante, pois os cinco municípios já somam, juntos, 4.852 casos confirmados da Covid-19. O quantitativo é 7% maior do que o registrado na última segunda-feira. Como agravante, a taxa de ocupação dos leitos está próxima do limite. Nas três cidades (Sobral, Itapipoca e Itarema) que têm UTIs dedicadas a pacientes com Covid, a taxa de ocupação está em 93,66% – em Acaraú e Camocim não há leitos de UTI.
Com relação aos leitos de enfermarias, presentes nas cinco cidades, a taxa é de 73,88%. Ao todo, os cincos municípios dispõem de 410 leitos (UTI e enfermaria) exclusivos para tratamento da Covid. Neste universo, a ocupação é de 80,7%. Os dados são confirmados pelas secretarias de saúde dos municípios e, os números do Hospital Regional Norte (HRN), são do IntegraSUS.


Por Redação do Sobral Pop News com informações do Sobral Post / Luciano Clever

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *