Lei no coração

SALMOS 37: 31 – 33.

No coração, tem ele a Lei do Seu DEUS; os seus passos não vacilarão. O perverso espreita ao justo e procura tirar-lhe a vida. Mas o SENHOR não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado”.

Nesses versos o salmista expõe mais alguns princípios fundamentais para aqueles que escolhem servir ao SENHOR.

Quero enfatizar três lições de vida aqui expostos:

  1. “O justo tem a Lei de DEUS gravada em seu coração”. Há pessoas nesta vida que não gostam de leis. Acham que são inadequadas, cafonas, ultrapassadas e proibitivas. Isto principalmente quando se referem aos dez mandamentos. Tentam provar que a suprema Lei do Eterno Deus, não tem mais validade. No entanto, quando se questiona cada um deles, descobrimos que o problema não está Lei como um todo, massomente um dos mandamentos, pois, matar, roubar, adulterar, desonrar pai e mãe, mentir, desejar o que pertence a outros, bem como à idolatria, a lealdade ao único DEUS e a devida reverência ao nome de DEUS. Nenhum destes mandamentos perdeu a validade, no entanto, o quarto tem uma rixa secreta contra ele. Mesmo não havendo nem um único texto das Sagradas Escrituras que o desabonem. Porém, para desacreditar de um, então tenta-se anular toda a Lei. Importante notar que o Apóstolo Tiago fala algo em relação a guardear toda a Lei e transgredir apenas um. Tiago 2: 10. “Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos”. Imagine alguém que durante toda a vida foi uma boa pessoa, mas a certa altura, por alguma razão comete um crime, não seria preso por este crime? Quantos mandamentos são necessários transgredir para se tornar um transgressor? Acontece que aqueles que escolhem amar ao SENHOR, consequentemente sentem prazer em também servi-lo. Foi o que Jesus falou através de Seu servo João 14: 15. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. É o mesmo princípio mencionado pelo salmista: “No coração, tem ele a Lei do Seu DEUS”. A obediência à Lei de DEUS não é um pré-requisito para a salvação, nem para ser amado por DEUS, nem ainda obedecer para amar ao SENHOR. Na verdade funciona ao contrário. Primeiro amamos ao SENHOR, depois obedecemos, porque obediência é consequência, é resultado. Se você ama a esposa, o filho, o pai, a mãe, você fará o melhor por eles. Não para que os amem, mas porque você os ama. O que você faz por eles é motivado pelo amor que tem por eles. Obedecemos a Jesus, o servimos se de fato o amamos.
  2. “O perverso espreita ao justo e procura tirar-lhe a vida”. Este é um dos mais antigos princípios: A existência do BEM e do MAL. A Luz e as trevas. O mal sempre tenta destruir o bem, os ímpios tentam destruir os justos.
  3. A perseguição sempre acontece dos ímpios contra os justos, nunca o contrário. Mas é importante lembrar que DEUS está sempre com os justos, e, mesmo que nesta vida aconteçam coisas ruins a eles, a promessa é certa e não falhará, a salvação é o bem maior. Veja: DEUS não impediu José de ser traído e vendido pelos irmãos, de ser preso injustamente, no entanto DEUS nunca o abandonou. Ele não impediu Daniel de ser levado à cova dos leões e nem impediu seus amigos de serem levados à fornalha ardente, no entanto DEUS sempre esteve ao lado deles. Não importante o tamanho da perseguição, ou quão grandes são os gigantes, ou a fornalha. Tenha a certeza que DEUS nunca o abandona. A questão é saber se eu é que não o abandonei.
  4. “Mas o SENHOR não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado”. Esta é a certeza que Ele nos dá. Não somos deixados à mercê nas mãos do ímpio. Deus toma as dores para Si e dará a recompensa no devido tempo. Haverá um dia para o devido ajuste de contas, o dia do juízo. A boa notícia é que aqueles que constituíram a Jesus como seu advogado, não serão julgados. Estes foram perdoados, lavados pelo sangue do Cordeiro. Ele os representa ante o juízo de DEUS. Quanto àqueles que escolheram o lado da rebelião, terão que assumir por sua própria conta as consequências de suas escolhas. O melhor mesmo é refletir hoje, e fazer a escolha certa.

Por Lindomar J. M. Spíndola Rodrigues do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *