Laudo conclui que coroinha morto na Barra do Ceará foi executado com três tiros na cabeça

Chutes, pontapés, pedradas e pauladas. Por fim, quando a vítima já não tinha mais como reagir, disparos de arma de fogo. O laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) indicou que o coroinha Jefferson Brito Teixeira, de 14 anos, foi morto com três tiros na cabeça. Testa, nariz e bochecha do adolescente foram atingidos em um crime brutal ocorrido na Barra do Ceará, no fim da tarde do dia 18 de agosto de 2020.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou cinco pessoas por envolvimento no assassinato. De acordo com a acusação feita no último mês de setembro, Robson Vasconcelos, David Hugo Bezerra da Silva, José Jorge Sousa Oliveira, Enzo Gabriel Jacaúna de Oliveira Xavier e Antônio Ivo do Nascimento Fernandes participaram da morte do coroinha na companhia de um sexto envolvido, este menor de idade. A 3ª Vara do Júri aceitou a denúncia.

O que motivou as agressões contra a vítima foi o fato de ela ter três cortes na sobrancelha e, por isso, os denunciados acreditarem que o adolescente pertenceria à facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) rival da facção Comando Vermelho (CV), predominante naquela região.

Conforme a denúncia, Vasconcelos estava no intervalo do trabalho. Ao caminhar até o local onde iria lanchar, o acusado viu a vítima e reparou na sobrancelha. “Diante daquela situação, Robson Vasconcelos, integrante do CV, rival da GDE, sem hesitar, arrebatou a vítima pela gola da camisa e a conduziu para local mais reservado, objetivando, desde já, ceifar-lhe a vida, por entender que o adolescente era pilantra”, segundo os autos.

Participações

Também consta na denúncia do MPCE que, quando já agredia a vítima, Robson percebeu a presença dos outros acusados, também identificados pelas autoridades como integrantes da facção Comando Vermelho. O órgão ministerial aponta que Robson Vasconcelos gritou pedindo a participação dos comparsas nos ataques contra a vítima.

“Atendendo ao chamado do primeiro denunciado, os corréus, e o adolescente, de igual forma, iniciaram, também, uma sequência de agressões, agora com chutes, socos, paus e pedras. Nessa altura, a vitima já não expressava qualquer reação, não sendo suficiente, porém, para cessar as agressões. Ato contínuo, Enzo Gabriel Jacaúna de Oliveira Xavier empunhou uma arma de fogo a qual portava, e efetuou disparo contra Jefferson de Brito Teixeira”, especificou o órgão acusatório sobre como os suspeitos agiram. Em depoimento prestado pelo preso Robson Vasconcelos, o suspeito confessou ter espancado o adolescente.

No interrogatório, Vasconcelos teria dito aos policiais que o espancamento teve início porque o adolescente havia tentado roubar o celular de uma mulher.

A investigação não apontou nenhum envolvimento de Jefferson com atos infracionais, nem mesmo vínculo com qualquer organização criminosa. Consta nos autos que o coroinha só teria cortado a sobrancelha daquela forma porque gostava do estilo e havia se inspirado em cantores.

Reincidência

José Jorge de Sousa Oliveira e David Hugo Bezerra da Silva tinham sido soltos horas antes do homicídio contra o jovem e cumpriam medida cautelar de monitoramente com tornozeleira eletrônica. A Polícia chegou ao paradeiro da dupla após os localizadores apontarem presenças de ambos no local do crime.

Em resposta à acusação, a defesa de José Jorge negou que o denunciado tenha participado do homicídio. Conforme a defesa, Jorge estava com tornozeleira eletrônica, em casa, e o local onde o crime aconteceu é muito próximo à residência do acusado, “motivo que explica a indicação do monitoramento naquela região”.

Já a defesa de David Hugo Bezerra da Silva informou que o indiciado não tem qualquer ligação com os fatos narrados no auto de prisão em flagrante e não pertence a nenhuma organização criminosa. Os representantes dos demais acusados ainda não se pronunciaram nos autos e não foram localizados pela reportagem.

Após ser agredido, o coroinha Jefferson Brito foi atingido por três disparos de arma de fogo. Cinco homens foram identificados como autores do homicídio e denunciados pelo Ministério Público do Ceará

Por Redação do Sobral Pop News com informações do Diário do Nordeste

Porteiro para espaço público e Privado, instalação de cerca Elétrica, sistema de Câmeras, automáticos de portões, segurança eletrônica, auxiliar clique aqui meuip.co de serviços gerais, recepcionista, administrativo, todos esses serviços temos para oferecer! Administração Evandro Sousa liguem e solicite orçamento (88) 993100721 ou 992539024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *