Inscrições no Sisu para cursos superiores no IFCE Sobral seguem até domingo, 26

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 têm a primeira oportunidade do ano de ingressar no Ensino Superior. O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) disponibilizará, na edição 2020.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 175 vagas em cinco cursos superiores: Licenciatura em Física (35), Tecnologia em Alimentos (35), Tecnologia em Irrigação e Drenagem (35), Tecnologia em Mecatrônica Industrial (35) e Tecnologia em Saneamento Ambiental (35).

As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet por meio do site do Sisu: https://sisu.mec.gov.br/#/. O sistema ficará disponível no período de 21 de janeiro até 23h59 do dia 26 de janeiro. Caso seja relacionado na Chamada Regular para uma das duas opções, o candidato NÃO poderá participar da Lista de Espera.

O IFCE concederá um bônus de 10% para os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio no Estado do Ceará ou de 20% para os candidatos que comprovem residência em um dos municípios da macrorregião Sobral-Ibiapaba.

O resultado dos aprovados será divulgado no dia 28 de janeiro, na página do Sisu. A pré-inscrição dos candidatos aprovados ocorrerá no dia seguinte, 29, a 4 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Quem não for aprovado na 1ª chamada poderá manifestar, também até o dia 4, pela página do Sisu, interesse em participar da Lista de Espera.

O que é o Sisu?

O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), nele instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Cotas sociais e aferição de heteroidentificação

Com base na Lei Federal nº 12.711/2012, metade das vagas ofertadas em cada curso e turno serão destinadas para candidatos que tenham cursado e concluído com êxito todas as séries do ensino médio regular ou equivalente (técnico, magistério ou da educação de jovens e adultos) em escola(s) pública(s) brasileira(s) da esfera federal, estadual ou municipal, ou que tenha obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Candidatos inscritos para disputar as vagas das cotas sociais que se autodeclarem pretos ou pardos deverão passar por procedimento de aferição pela Comissão Local de Heteroidentificação antes da efetivação da pré-matrícula, conforme a Resolução Nº 87/2019 do IFCE. Para os aprovados na 1ª chamada, esse procedimento ocorrerá entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, nos campi para os quais pleiteiam vaga.

Para acessar o edital IFCE-Sisu 2020.1: https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/enem-sisu/2020/2020.1/edital-ifce-sisu-2020.1

Para acessar o termo de adesão 2020.1: https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/enem-sisu/2020/2020.1/termo-de-adesao-2020-1.1

Por Redação do Sobral Pop News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *