índios protestam contra a transferência de demarcação de terras da Funai para a Agricultura no Ceará

Povos indígenas do Ceará fizeram caminhada em Fortaleza, na manhã de ontem quinta-feira (31), contra a transferência de ações de competência da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura, como a demarcação de terras indígenas.

O grupo foi à Defensoria Pública da União (DPU) e ao Ministério Público Federal (MPF) onde deu entrada em documentos para ações judiciais.

De acordo com a liderança indígena do Pitaguary Maracanaú, Maria da Conceição Alves Feitosa, conhecida como Ceiça Pitaguary, as terras indígenas estão ameaçadas. “Seremos prejudicados. Por isso essa marcha para tentar sensibilizar as autoridades competentes. As terras indígenas estão sendo invadidas em vários locais e ocupadas ilegalmente, após a aprovação da Medida assinada pelo presidente Jair Bolsonaro”, disse.

O protesto teve início às 8 horas na Praça Luíza Távora. Na ocasião, houve a entrega do livro Violações de Direitos Indígenas no Ceará: Terra, Educação, Previdência e Mulheres, aos grupos que estavam presentes.

´Por G1-CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *