IFCE | Servidores e estudantes têm mobilização nesta quarta, 15/5, nos campi de todo o Ceará, contra o corte de recursos

Contra o corte de recursos de mais de 30% do orçamento geral dos institutos federais e universidades, servidores e servidoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará promovem nesta quarta-feira, 15/5, a partir das 8h, o Dia de Luta em Defesa do IFCE.

A data será marcada por mobilizações em todos os campi, com os servidores promovendo atividades voltadas para a comunidade acadêmica e para a população dos mais de 30 municípios em que o IFCE está presente diretamente.

O dia 15/5 também contará com Assembleia Geral da categoria às 8h da manhã, na Portaria do Aluno, no Campus Fortaleza (Avenida 13 de Maio, 2081, Benfica), debatendo os cortes de recursos, a construção da greve geral nacional para o dia 14 de junho e também discutindo a Instrução Normativa No. 2/2018, que estabelece ponto eletrônico e outras limitações a direitos dos servidores, e a greve geral proposta para o dia 14/6, em todo o País.

Do local, os participantes seguem em caminhada até a Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, para se juntarem a outras categorias no grande ato público de luta em defesa da educação e contra a reforma da Previdência, promovido por diversas centrais sindicais, frentes de luta e associações populares.

A reação da comunidade acadêmica do IFCE ao anúncio do corte de mais de 30% no orçamento da instituição foi imediata. Estudantes e servidores subiram a hashtag  “Tira a mão do meu IF”, nas diversas redes sociais. O Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) lançou uma campanha de comunicação em defesa do Instituto e publicou nota oficial, denunciando os extensos e graves efeitos que um corte orçamentário desse porte poderá ter sobre o IFCE, chegando a inviabilizar as atividades da instituição, que pode ser obrigada a fechar as portas, por falta de recursos para manter ações básicas.

“Além de quebrar a autonomia universitária, consagrada na Constituição, de prejudicar os docentes, servidores e estudantes, de gerar um clima de caos e revolta nas universidades e nos IFs, esse enorme corte de recursos põe em sério risco a própria continuidade da atividade dessas instituições educacionais”, destaca a nota do SINDSIFCE.

“Afinal, como garantir que se mantenham abertas as portas de universidades e institutos que tiveram seu planejamento orçamentário para 2019 cortado, de uma hora para a outra, em nada menos que 1/3? Vale destacar que o orçamento já foi projetado no limite, dados os cortes e contingenciamentos de anos anteriores e diante da dura realidade de congelamento – por nada menos que 20 anos – de todos os investimentos públicos para o finalístico, inclusive em educação”, destaca a manifestação dos servidores.

Resultado de imagem para 15 paralisação educação

SERVIÇO:

Dia de Luta em Defesa do IFCE. Quarta, 15/5, a partir das 8h, em todos os campi da Instituição. Assembleia Geral dos Servidores e das Servidoras do IFCE: quarta, 15/5, às 8h da manhã, no IFCE Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081), com ponto de concentração na Portaria do Aluno. Do local, os participantes seguem em caminhada até a Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, para se juntarem a outras categorias em ato público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *