IFCE Internacional tem inscrições abertas até 31/10

edital da 8º edição do IFCE Internacional foi lançado pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Arinter/IFCE). Neste ano, o programa oferta 7 bolsas de estudo para um semestre acadêmico em instituições de ensino do Canadá, da Espanha e de Portugal. Alunos de cursos técnicos ou superiores de 17 campi que aderiram ao programa poderão concorrer.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, de 24 a 31 de outubro, por meio do preenchimento de formulário eletrônico  e da submissão eletrônica da documentação estabelecida no edital, até às 16h do dia 31.

O IFCE Internacional visa consolidar a internacionalização da instituição e nas sete primeiras edições do programa  já enviou 122 estudantes ao exterior. O semestre acadêmico a ser cursado pelos discentes selecionados pelo edital deste ano deverá ocorrer, preferencialmente, de janeiro a junho de 2020, ou de setembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Campi participantes

Poderão concorrer alunos de cursos específicos dos campi de Acaraú, Boa Viagem, Camocim, Cedro, Fortaleza, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Ubajara. A relação de cursos por campus cujos estudantes estão aptos a concorrer pode ser conferida no edital.

A seleção consta de análise da documentação exigida em edital e classificação com base no coeficiente de rendimento acadêmico, critérios de vulnerabilidade econômica e participação comprovada em atividades acadêmicas. Para os candidatos a intercâmbio no Canadá e na Espanha, também há avaliação escrita e oral de proficiência na língua do respectivo país.

Os selecionados receberão bolsa de 6 mil dólares, custeada pelo orçamento da Reitoria do IFCE, para despesas com passaporte e visto (se necessário); seguro-saúde; acomodação;  alimentação; e material didático-pedagógico. As passagens aéreas serão viabilizadas pelo respectivo campus de cada aluno.

Ícaro Joathan – Reitoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *